TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação sobre modernização da administração pública em moçambique

Por:   •  20/6/2021  •  Exam  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

A modernização da gestão e a governança no setor público em

Moçambique

Com a modernização da gestão e a nova governa do setor público em Moçambique, ficaram explícitos os problemas precedentes. O fato fez entender a necessidade que se tinha de fazer tais reformas e de se constituir uma administração pública capacitada para responder às solicitações da sociedade e a prestação de serviços públicos com maior qualidade, eficiência e eficácia, assim como a elevação do desempenho das instituições do Estado a tornarem de forma rápida e intensa à prática da gestão pública contemporânea. No que concerne à modernização da gestão pública, não é apenas um problema local em Moçambique, mas sim um problema que deveria ser repensado e analisado em todos os países africanos de língua portuguesa.

Dentre os fatores que motivaram essas reformas ou a modernização da gestão em Moçambique a partir dos anos 80, evidencia-se, a degradação das condições sócias, ambiente socioeconômico, o desgaste do modelo de estado socialista, desiquilíbrios macroeconômicos, as políticas vividas no país. Ademais, destaca-se os problemas estruturais e as fragilidades das instituições da gestão pública, caracterizada por uma burocracia acentuada e ineficiente, pouco flexível e, sobretudo, pela necessidade de expansão da presença e representação do Estado nas comunidades locais. Segundo Simione (2014), com introdução do (EGRSP) Estratégia Global de Reforma do Setor Público e com a criação de mecanismos administrativos de garantia da disciplina fiscal, estabelece-se vários princípios importantes da prática volta de gestão pública no período de 2001-2011: responsabilização ou accountability e a cooperação entre atores públicos e privados, como forma de estabelecer caminhos comuns na prática da gestão pública ou de políticas públicas, interativas e inclusivas segundo a visão de se criar um governo interativo. Ressaltando, que estas reformas ocorreram em períodos diferentes.

Entretanto, ao debater sobre a modernização da gestão pública e a governança do setor público em Moçambique, na perspectiva da nova governança pública defendeu-se a modernização ou a reforma, com vista a melhorar a eficiência e resultados. Já na concepção de novo setor público pretendeu-se, criar um serviço público que articulasse o Estado com os outros atores, através da criação de um governo interativo na administração pública moçambicana. Para mais, pretendeu-se a prestação de um serviço público de qualidade, em que a harmonia de força do setor público e privado, possibilitasse reorientar a ação governativa do Estado.

Certamente a modernização da gestão pública estabelece uma mudança na administração pública tradicional do Estado. A reforma introduz novas processos comunicativos e que diminuem o distanciamento do Estado e a Sociedade, promove a participação de diferentes atores que antes eram excluídos da gestão pública. Dessa forma, percebe-se a necessidade da que se teve em modernizar a gestão pública e a governança do setor público em Moçambique. Com isso, é necessário que os gestores públicos permitam a interação com os diferentes atores da sociedade na gestão da máquina pública, como forma de implementação de novas práticas de gestão, melhoria na eficiência e resultados, bom desempenho e boa governança em todos os níveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com