TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Desafio Mercado de Capitais

Por:   •  1/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Emerson Paixão de Assis

Matricula: 254729

Desafio: Mercado de Capitais

Montar e gerenciar uma carteira de ações exige do potencial investidor uma série de análises e premissas básicas a serem tomados antes de fazer a seleção dos ativos mais adequados para composição da sua carteira. O primeiro ponto e mais importante é fazer uma análise do mercado. Fatores como cenário político, micro e macro econômico devem ser levados em consideração no momento da escolha. O segundo passo, mas não menos importante, é entender seus objetivos e, com base neles, traçar estratégiaslevando em conta as inúmeras opções de ações existentes no mercado; empresas que estão consolidadas no mercado e empresas que tem alto potencial de crescimento. Até mesmo empresas que estão na beira da falência.[1]

Estratégia Adotada: Diversificar a carteira de investimentos, de modo a mitigar os riscos oriundos do cenário eleitoral. Tal estratégia tem o intuito principal de proteger o investidor em meio àsoscilações do mercado atual e manter ganhos ao longo prazo com ações sólidas e liquidas no mercado.

O analista chefe da XP Investimentos KarelLuketic, em uma entrevista com o quadro be-a-bá da bolsa diz que uma boa estratégia é investir em papéis com menor volatilidade, ligados aos setores de energia, mineração e celulose, além de investir em empresas com custos e receitas baseadas em dólar. Luketic reforça tese com a seguinte sugestão: “Nós temos Banco do Brasil, que é uma ação que a gente gosta, temos posição 'neutra' por conta do cenário eleitoral, mas na composição de uma carteira a gente gosta do potencial benéfico das eleições para o ativo. E eu ancoro e compenso isso com uma Vale, que não tem exposição ao cenário eleitoral brasileiro. Na verdade, se o câmbio deprecia / o dólar sobe, a Vale até se beneficia, porque é uma empresa dolarizada” [2]

Carteira de Ações selecionada

[pic 1]

Motivação para seleção dos ativos

Banco do Brasil: Papel com posição neutro dentro do cenário eleitoral [2]

Vale: Empresa dolarizada. Se o cambio deprecia, o dólar sobe e Vale se beneficia. [2]

Fibria e Embraer: Empresas em alta nas ultimas cotações [3]

Suzano e Embraer: Empresas classificadas como bons investimentos em um cenário político pessimista [4]

Banco do Brasil e MaganizeLuiza:Empresas classificadas como bons investimentos em um cenário político otimista[4]

Fibria e Suzano: Empresa dolarizada. Se o cambio deprecia, o dólar sobe e Vale se beneficia. [5]

Ordens de Compra no Simula Bolsa.

Regra de Negócio: Ordenslimite inseridas apreço de mercado, válidas somente no dia da inserção.

[pic 2]

Ordens de compra antes de vira negócio

[pic 3]

Ordens Executadas

[pic 4]

[pic 5]

Referências

[1] Disponível em:  Acessado em 12/09/2018.

[2] Disponível em:  Acessado em 12/09/2019.

[3] Disponível em: Acessado em 12/09/2018.

[4] Disponível em : Acessado em 12/09/2018.

[5] Disponível em: Acessado em 12/09/2018.

ETAPA 2

Carteiras valorizadas

Banco do Brasil

        O Banco do Brasil é um dos grandes bancos do país, apesar de apresentar uma desvantagem frente aos concorrentes: possuir a maior parte do seu controle nas mãos do governo e por isso ter menos liberdade na definição de suas políticas de atuação. Atualmente está lastreado sob a as novas diretrizes do governo de Michel Temer e sua nova diretoria.

Apesar do cenário ser desfavorável no sentido macroeconômico do país, por outro lado pode-se observar a elevação sistemática da taxa de juros como um fato que acaba favorecendo as atividades do Banco do Brasil, aumentando a sua lucratividade e reduzindo os impactos da alta na inadimplência.

A forte queda do dólar após o primeiro turno das eleições fez com que as ações da Banco do Brasil de valorizassem.

Magazine Luiza

Com o natal chegando e ele por ser um período forte nas vendas fez com que as ações da Magazine Luiza se valorizasse durante o período.

 O Magazine Luiza é a empresa que mais se valorizou na Bolsa nos últimos anos: mais de 500%.Este resultado ocorreu pelo fato de o grupo ter confiado no potencial da empresa e não ter separado a loja virtual das lojas físicas.

Vale do rio doce

A valorização dasações da vale se deu pelo beneficio da sustentação dos preços do minério de ferro e do enfraquecimento do real ante o dólar. Os ativos da mineradora subiram e está entre os maiores ganhos do Ibovespa.

Carteiras desvalorizadas

Suzano papel e celulose

[pic 6]

FIBR3 Fibriaon

[pic 7]

Embraer

[pic 8]

[pic 9]

Novas ações compradas

Ambev

Após um duro primeiro trimestre marcado pelo baixo crescimento econômico, pelo menor consumo e pela estagnação das taxas de emprego, a AmBev voltou a apresentar bons resultados, que por sua vez vieram acima das expectativas do mercado. A performance foi sustentada pelo bom desempenho dos segmentos de cerveja e não alcoólicos e das suas operações na América.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (705.5 Kb)   docx (226.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com