Resenha - Uma verdade Incoveniente
Por: mcharduin • 18/9/2015 • Resenha • 609 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1]
Marcelo Cardoso Harduin
Mat.: 004234
Gestão Ambiental
Prof.ª Marcelo Tesserolli
Resenha sobre o Filme Uma Verdade Inconveniente.
O filme é apresentado pelo ambientalista e ex vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, exibido em forma de um documentário, elaborado a partir das palestras proferidas por Al Gore o redor do mundo.
Embora céticos insistam em relatar que o planeta sempre passou por ciclos e que este é somente mais um deles, e ainda, que o ser humano não tem capacidade de influenciar de forma significativa o clima no planeta. É inegável que a exploração descontrolada dos recursos naturais, bem como a concentração desordenada de centros urbanos e os efeitos desta concentração no ambiente, de certa forma faz com que seja sentido ao longo dos anos, o aumento da poluição do ar e o esgotamento dos recursos hídricos.
Através de excelentes recursos audiovisuais que exibem dados científicos e imagens de fenômenos naturais recentes, Al Gore argumenta de forma convincente que a temperatura da terra está aumentando e que a principal causa desse aquecimento são as ações do homem. O tema é tratado de uma forma capaz de remover qualquer dúvida de que as atividades humanas exercem influências na mudança do clima. Além de alarmar sobre os consequentes desastres ambientais a que estamos sujeitos, e que já estamos vivenciando.
Relata os efeitos dos gases que formam o efeito estufa e provocam o aquecimento global, traz relatos estatísticos de como o planeta se aquece ao longo das últimas décadas, seu efeito sobre a incerteza das estações do ano e o impacto sobre as grandes reservas de gelo no planeta, responsáveis pela manutenção e equilíbrio entre o frio e o calor.
Al Gore chama a atenção para os diversos fenômenos catastróficos já ocorridos em todo o mundo, como o furacão Katrina nos Estados Unidos, as intensas ondas de calor na Europa, as inundações na China e o derretimento das geleiras do Monte Kilimanjaro. Ele ressalta que esses fenômenos serão cada vez mais frequentes e violentos. Cita também que sempre foi considerada impossível a formação de furacões no Atlântico Sul, mas, em 2004, o Brasil foi atingido pelo furacão Catarina. Entretanto, a intenção principal do filme não é ser alarmista, não é deixar as pessoas apavoradas com o que possa acontecer, e sim informar, esclarecer a realidade e, principalmente, mostrar que algo tem que ser feito.
O filme também apresenta histórias da vida pessoal de Al Gore, como o acidente que quase matou seu filho, a morte de sua irmã, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
No filme Al Gore ainda aborda as questões do protocolo de Quioto e lembra que os Estados Unidos juntamente com a Austrália se negaram a assiná-lo, ressalta a enorme culpa de seu país neste processo, lembrando que os Estados Unidos, país que mais polui é responsável por aproximadamente ¼ das emissões de gás carbônico no mundo.
...