Resenha do filme: A fraude
Por: Tiago Trebuchesti • 21/11/2017 • Resenha • 776 Palavras (4 Páginas) • 1.518 Visualizações
1. Qual o assunto principal da obra?
- História de um homem jovem e ambicioso que se rende aos riscos e acaba levando à falência uma das mais antigas e bem sucedidas instituições financeiras da Inglaterra.
2. Qual a relação entre o assunto principal e matéria?
- A relação está na administração de risco e controles necessários para mitigar estes riscos.
3. Sobre quais riscos fala a obra?
- Riscos de Mercado, de Crédito, Operacional, Não-Sistêmico, Humano e de Fraude.
4. Qual risco, principalmente, levou à quebra do banco?
- Apostar alto nos derivativos, após um erro de uma integrante de seu grupo profissional, o mais arriscado segmento do mercado financeiro, foi seu erro. Consecutivas quedas na Bolsa de Valores de Tóquio, acentuadas pelo terremoto, fizeram com que ele perdesse uma fortuna, então por esse motivo, o risco operacional, fraude e o risco de crédito foram os indicadores principais que levou o Banco à quebra.
5. Pensando no risco principal, na sua opinião, que conjunto de medidas deveriam ter sido adotadas para mitigá-lo e evitar a quebra?
- Primeiramente, encontrar um meio seguro para contornar o primeiro prejuízo que tiveram e ser mais cauteloso na hora de investir, e observar a movimentação do mercado e análises mais seguras com relação a riscos Não-Sistêmicos, aumentar e melhorar o controle nos processos internos, e limites de perdas, pelos gestores não deixando nas mãos de uma pessoa com total descontrole sobre suas ações dentro do Banco.
6. Qual o principal fator (humano, sistêmico, decisório etc.) que desencadeou o risco? Por quê?
- O principal fator que desencadeou o risco foi o fator decisório. Porque Nick tomou decisões nada cautelosas e também o despreparo dos funcionários que trabalhavam com ele, fato este que foi o início de problemas maiores. Foi criado até uma conta de prejuízo para salvar o banco em caso de perdas, mas chegou um momento que ele não conseguiu, pois as perdas foram muito grandes.
7. Seria possível termos uma situação semelhante no mercado financeiro hoje?
- Sim. Do jeito que esta a economia mundial hoje, acredito que pode acontecer de tudo. Com crises que já presenciamos à poucos anos atrás, e aqui no Brasil com essa constante, de envolvimentos de grandes empresas em corrupção e até mesmo bancos, não será surpresa alguma se algum grande banco vir a quebrar por conta de fraudes.
E outro fator é esta briga e ameaças políticas que estão acontecendo neste momento, pois já vemos o reflexo no mercado. Porém, apesar de acreditar em algo ocorrer deste tipo, também creio que é muito mais difícil até que chegue a tal situação devido à melhora nos controles internos que temos nos Bancos e Instituições nos dias de hoje.
8. Pensando em todos os riscos envolvidos, não somente no principal, quais seriam as ações corretas que deveriam ter sido tomadas para ter evitado a quebra?
- Primeiramente ao aceitar
...