Resenha do filme : As aventuras de Pi com base no Aspectos da Comunicação Empresarial
Por: shermieunohana • 15/4/2018 • Relatório de pesquisa • 588 Palavras (3 Páginas) • 2.283 Visualizações
Relatório do filme: As Aventuras de Pi
As aventuras de Pi Conta a história de Piscine Patel mais conhecido como Pi, fala sobre a sobrevivência de um jovem naufrago que compartilha um bote salva-vidas com um tigre, o filme aborda também temas como a fé, tem como principal personagem o jovem Pi, que procura na religião que ele mistura em várias crenças de várias religiões como cristianismo, hinduísmo, islamismo, em que Pi procura resposta para aprender a lidar com a vida.
Na grande parte do filme mostra a interação entre os personagens principais Pi e o tigre Richard Parker, e a narrativa toda é contada pelo Pi mais velho revelando sua história a um escritor Yann Martel que pretende escrever um livro sobre a vida de Pi.
Pi um jovem indiano, cujo o pai é dono de um zoológico na índia, com objetivo de dar uma vida melhor a sua família, seu pai decidi se mudar para o canada e vender os animais na américa do norte. Durante uma longa viagem uma tempestade causa naufrágio do navio que transportava Pi, sua família, os animais e os tripulação.
O jovem Pi é a única pessoa que sobrevive e encontra um bote salva-vidas, que compartilha com uma zebra ferida e um orangotango, e uma hiena, que acaba matando a zebra e o orangotango, dentro do bote estava também o Richard Parker, o tigre que mata a hiena. Sendo assim restam apenas dois ocupantes no bote Pi e Richard Parker.
Depois de muitas aventuras Pi e resgatado quando ocorre a separação dele e do tigre, em seguida dois funcionários de uma companhia de seguros pedem que o jovem conte o que aconteceu para apurar os fatos.
Neste filme são contadas duas versões da mesma história uma com metáforas e outra na versão original como tudo aconteceu.
No final do filme e revelado que a versão da história com os animais e uma modificação criado pelo Pi da versão original. Nesta versão, os animais representam pessoas que sobreviveram aio naufrágio, juntamente com Pi, o orangotango é a mãe de Pi, a zebra era ao marinheiro, a hiena o cozinheiro e o tigre representava o próprio Pi, algo horrível aconteceu no bote, o cozinheiro matou o marinheiro e a mãe de Pi, sendo depois morto por ele.
Pi inventou a história diferente para disfarçar a brutalidade da realidade, que passou a ser considerado pela mídia como versão verdadeira, compreendendo assim que escolhemos aquilo que vamos acreditar e isso tem influência em nossas vidas.
Teoria Da Comunicação:
Emissor: Piscine Patel (Pi) mais velho, narrando sua história e os fatos ao escritor Yann Martel.
Canal: Meio físico, por ondas sonoras da voz de Pi narrando os acontecimentos ao escritor Yann.
Receptor: o escritor Yann Martel que pretende escrever um livro sobre a vida de Pi.
Codificação: interlocução de Pi e Yann, através dos gestos e nos diferentes ambientes e locais onde Pi conversava sobre sua vida.
Mensagem: a história dos Relatos de Pi sobre sua vida desde a infância até o naufrágio.
Ruído: As metáforas da narrativa que conde Yann no processo de decodificação até ele compreender que os animais na verdade se tratavam de pessoas.
Descodificação: no fim quando Yann começou a compreender verdadeiro significado da história relatada por PI.
Respostas: Quando Yann Decidi no que e em que acreditar.
...