Resenha do filme "O Capital"
Por: Fabiana Rodrigues • 6/5/2019 • Resenha • 579 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
Sinopse do filme “O CAPITAL”
O filme “O Capital” conta a história e a dinâmica interna de um banco mundial, que no filme é o Banco Phenix. O filme aborda a vida, as experiências e o pensamento de uma elite financeira, totalmente presente no atual mundo globalizado.
O filme inicia mostrando o presidente do Banco Phenix tendo que deixar seu cargo por problemas de saúde, e o mesmo indicando um de seus confidentes, no caso Marc Tourneuil, para ocupar o seu lugar.
Marc Tourneuil um cara ambicioso, prontamente assume a presidência disposto a lutar pelo poder, custe o que custar. A posse do poder para Marc significa obter respeito. Percebendo que esse cargo seria temporário ele começa a agir construindo bases para enfrentar seus possíveis inimigos, os acionistas ou até mesmo o próprio capitalismo. Esperto ele começa a fazer alianças mostrando de perto as armadilhas que o próprio sistema coloca.
De repente, Marc encontra-se no fogo cruzado destes interesses de poder do capital financeiro, que aparece como movimento dos múltiplos capitais disputando a hegemonia da ordem financeira internacional. Primeiro, os adversários de Marc buscam desprestigiá-lo, obrigando-lhe a fazer corte de pessoal para enfraquecê-lo politicamente, tornando-o vulnerável a ação dos especuladores. Mas Marc consegue driblá-los, adotando uma tática sugerida pela sua esposa. Marc demite cerca de 10% da equipe, e ele faz com tanto brilhantismo maquiavélico que consegue enxugar a folha de pagamento e aumentar o valor das ações do Phenix na bolsa, tornando essa operação um sucesso de mercado.
Visando sempre o sucesso e usado pela ambição de querer sempre mais, o novo presidente da Phenix se inebria cada vez mais na fonte do capitalismo desumano, esquecendo a moral e a ética, buscando conseguir cada vez mais dinheiro que é o que movimenta o capitalismo, o lucro. Com isso, o filme mostra uma crise no rompimento com a moral para a introdução da filosofia do dinheiro, mostrando as atrocidades cometidas por Marc, que busca a todo custo o lucro para manter-se no poder acima daquilo que é considerado correto.
Numa passagem do filme Marc vai para um almoço familiar e é severamente criticado por um tio que diz: “Você fode a mesma pessoa três vezes porque ela é funcionária, cliente e cidadã. O dinheiro contamina tudo.” E Marc responde alegando que a internacionalização tão buscada pelos esquerdistas no passado é real no atual plano econômico mundial. Desta forma, percebemos que o capital é mais importante que o indivíduo, e está acima da ética.
Podemos ver no filme toda a influência governamental na constituição de um sistema econômico que permite a atuação de elites financeiras e manipulação da lógica de mercado.
Por outro lado, tentam convencer Marc a comprar o banco Mitzuko, banco japonês falido, visando desvalorizar as ações da Phenix, levando o fundo especulativo norte- americano a adquirir o banco francês, demitindo Marc e empossando outro presidente.
Desde o início do filme Marc é utilizado como fantoche para fazer o trabalho sujo de manipular o mercado de ações. Essa manipulação tinha como objetivo afundar o banco Phenix para facilitar sua compra. Manipulado por bancos de Miami, Marc se encontra numa situação onde vê sua demissão e prisão como algo inevitável.
...