Resenha do filme corporação
Por: Augusto Rodrigues • 4/4/2015 • Projeto de pesquisa • 393 Palavras (2 Páginas) • 4.754 Visualizações
Documentário: A Corporação (2003) – The Corporation. Dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro (The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power) Duração: 145 minutos.
O documentário exibe as ações das entidades empresariais desde o inicio da industrialização até os tipos mais atuais de corporações de forma crítica enfatizando e revelando o lado negativo de todo esse processo. Esta obra avalia através de exemplos reais o comportamento das entidades empresariais ao longo da história denunciando várias irregularidades provocadas pela ânsia demasiada do lucro que move as corporações.
A obra conta com o depoimento e análise de várias personalidades do mundo dos negócios como Noam Chomsky e Howad Zinn.O documentário aborda empresas famosas de material esportivo e outra fabricante de produtos derivados do petróleo que não pensam no bem estar dos funcionários e na responsabilidade ambiental respectivamente.
Entendo que em um mundo onde o mercado é muito disputado e que tudo se processa de maneira muito rápida, as corporações necessitam de várias maneiras para vencer a concorrência e maximizar seus lucros, porém, a maioria das entidades empresariais busca a todo custo esse objetivos sem se preocupar com princípios
como a legalidade e a ética.
As corporações se preocupam apenas com o que pode afetar suas aspirações (desempenho, lucro) deixando de lado fatores como responsabilidade social e ambiental e princípios éticos e legais. Tudo que pode atrapalhar o desempenho, diminuir os lucros ou representar algum gasto “desnecessário” para a corporação é ignorado e atropelado pela busca incessante do lucro máximo.
O individualismo extremo também é enfatizado no documentário, revelando o egoísmo por parte dos donos das corporações, que devido à atribuição de poder que lhe são dados, tratam com desprezo seus empregados, preocupando-se única e exclusivamente com seus próprios interesses, deixando de lado as necessidades dos seus colaboradores.
A ética mostra-se muito importante para o bom andamento das corporações e do planeta em geral.o egoísmo,a mentira só leva o mal e para que se tenha um futuro próspero e duradouro é necessário medir as conseqüências e utilizar os princípios morais para decidir qual o melhor rumo a ser tomado pela organização.
Referência:
- Documentário: A Corporação (2003) – The Corporation. Dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro (The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power) Duração: 145 minutos.
...