Resumo do Filme de Eliyahu Goldratt “A meta”
Por: Taiani.maia • 2/9/2016 • Resenha • 387 Palavras (2 Páginas) • 635 Visualizações
O filme aborda uma empresa (UniCo) que se encontra em dificuldades diversas e não consegue atender aos pedidos no tempo ideal e estipulado. Assim o gestor Alex enfrenta o dia a dia da organização que se encontra em colapso e a pressão do presidente da empresa. Ao decorrer do filme Alex reencontra um ex-professor que o ajuda a encontrar soluções para os problemas na empresa, tais como: lembrar que a meta da empresa é ganhar dinheiro e assim conseqüentemente ganhar produtividade, excesso de estoque gerando incapacidade, a eficiência e atenção para cada etapa do processo e a implementação do conceito “gargalo”.
Portanto, foi preciso diminuir o estoque, diminuir as despesas operacionais, identificar as restrições do sistema da empresa, analisar e identificar o gargalo para evitar o desperdício de tempo e dinheiro e dar ênfase para que cada etapa do processo de produção ocorra de forma regular.
Ao final o processo produtivo se mostrou bem mais eficaz, as vendas aumentaram, os estoques reduziram, os atrasos diminuíram e o lucro, meta principal, foi o maior dos últimos anos.
Podemos assim concluir que através desse filme a importância de total compreensão sobre o processo, apesar do planejamento ser também de suma importância para o para o desenvolvimento das metas na organização, é necessário se manter atento a todas as etapas do processo, sendo assim, será notório o desempenho da organização em diversas etapas e o seu desenvolvimento.
Precisamos ter uma meta, um planejamento, uma padronização, mas sempre analisando e compreendendo o todo. E para tais ferramentas é necessário uma auto compreensão de todo o processo. Uma vez que se tem domínio sobre o processo que sua empresa faz, e o porquê ela faz esse processo, fica rápido identificar e solucionar os gargalos.
...