SISTEMAS DE OPERAÇÕES GERENCIAIS
Por: agdapaula • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.468 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
FAUSB –FACULDADE DESEMBARGADOR SÁVIO BRANDÃO
Unidade de Várzea Grande - MT
Faculdade de Administração
Sistemas de Informações Gerenciais
Conceitos básicos e aplicações
Várzea Grande - MT 2016/1
Sistemas de Informações Gerenciais
15ª Ed. 2012 - Djalma de P. R. de Oliveira
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Sistema de informação II, no Curso de Administração, na Faculdade Desembargador Sávio Brandão.
Várzea Grande - MT 2016/1
SUMÁRIO
1.1 INTRODUÇÃO
1.2 SISTEMA
1.3 INFORMAÇÃO
1.4 GERENCIAL
1.5 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – SIG
1.6 BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA AS EMPRESAS.
1.7 ABORDAGENS ESTRATÉGICA, TÁTICA E OPERACIONAL
1.8 DELINEAMENTO DO SIG
1.9 CONCLUSÃO
1.10 FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO
1.11 FLUXOGRAMA DA SECRETARIA
1.12 FLUXOGRAMA DA AVALIAÇÃO
1.13 FLUXOGRAMA DA ORTOPTICA
1.14 FLUXOGRAMA DA COORDENAÇÃO DO CURSO
1.15 FLUXOGRAMA DO PROFESSOR
1.16 FLUXOGRAMA DA COORDENAÇÃO
1.17 FLUXOGRAMA DA DIREÇÃO
1.1 INTRODUÇÃO
Neste capitulo são abordados os principais aspectos conceituais inerentes ao assunto abordado no livro.
Para facilitar o seu tratamento conceitual, a expressão sistema de informações gerenciais é definida somente após a apresentação da abordagem conceitual relativa a cada uma de suas partes, a saber: sistema, informações e gerenciais.
Salienta-se que ao longo deste trabalho acadêmico, a expressão sistema de informações gerenciais é resumida na sigla SIG. Essa sigla está consagrada nas empresas, o que apresenta a vantagem de propiciar um tratamento mais intimo ao assunto.
1.2 SISTEMA
É um conjunto de partes interagentes que conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
Sabe-se que um sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que interagem entre si. O conceito é utilizado tanto para definir um conjunto de conceitos como objetos reais dotados de organização.
A teoria de sistema tem sofrido evoluções ao longo do tempo e, de maneira geral, pode-se considerar que o moderno enfoque de sistemas procura desenvolver uma técnica para lidar com a amplitude e a complexidade das empresas.
Os sistemas possuem alguns componentes, são eles;
- Os objetivos que é a razão da existência do sistema.
- As entradas, cuja função caracteriza as forças que fornecem ao sistema os materiais, as energias e as informações, para a operação a qual gera determinadas saídas do sistema.
- O processo de transformação do sistema, que é definido como a função que possibilita a transformação de um insumo em produto, serviço ou resultado.
- As saídas que correspondem aos resultados do processo de transformação.
- Os controles e as avaliações do sistema, para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos.
- A retroalimentação, que pode ser considerada como a reintrodução de uma saída sob a forma de informação.
O sistema também pode ser considerado como o núcleo central dentro de um processo administrativo.
Deve ser considerado pelo executivo, no mínimo três níveis na hierarquia de sistemas que são; sistemas, subsistemas e supersistemas. Essa questão dos níveis de sistemas é de importância na análise decisória dos executivos das empresas, pois possibilita se dar foco ao problema em análise.
1.3 INFORMAÇÃO
É o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. A informação é o resultado da análise dos dados, ou seja, capacidade de produção, custo de venda do produto, produtividade dos funcionários etc.
A informação como um todo é recurso vital da empresa, o seu proposito básico é de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos.
A informação representa a consolidação de poder na empresa, também deve ser considerado a qualidade das informações, que sofre influência de: boatos e fofocas, rádio corredor, situações desequilibradas de fatos versus suposições, informações em estado bruto, informações hard versus soft.
De maneira geral a informação é qualquer espécie de conhecimento ou mensagem que pode ser usada para aperfeiçoar ou tornar possível uma decisão ou ação. Facilitando o desempenho das funções que cabem a administração: planejar, organizar, dirigir e controlar operações.
1.4 GERENCIAL
É o desenvolvimento e a consolidação do processo administrativo representado pelas funções de planejamento, organização, direção, gestão de pessoas e controle voltado para a otimização dos resultados da empresa.
1.5 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – SIG
É o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.
O executivo deve lembrar-se que o SIG é um sistema projetado para oferecer informações seguras para tomadas de decisões sólidas que resultem na concretização dos objetivos e metas empresariais previamente estabelecidos.
...