TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ssssssssssssss

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

                                Apresentação

  O tabaco vem da planta nicotina tabacum e é uma substancia estimulante. Pode der encontrado em forma de charuto, cigarro (com ou sem filtro), cachimbo, rapé e tabaco de mascar. O tabaco é principalmente é fumado, mas pode der inalado ou mastigado. Tem uma ação estimulante.

  A combustão do tabaco produz inúmera substancias como gases e vapores, que passam para pulmões através do fumo, sendo algumas absorviam pelas corrente sanguíneas. Estás substancias são:

Nicotina: A nicotina é alcalóide da planta do tabaco. Quando chega ao sistema nervoso central, atua como ativação da via dopaminérgica mesolímbicas. Aumenta também as concentrações da adrenalina, mor adrenalina, vasopresina, beta andrifinas, ACTH e cortisol, que parecem influir nos seus efeitos estimulantes.

Substâncias irritantes: (como acroleina, os fenóis, o peróxido de nitrogênio, acido cianídrico, amoníaco, etc.): provoca a contração bronquial, a estimulação das glândulas secretoras as mucosas e da tosse e a alteração dos mecanismos e defesa do pulmão.

Alcatrão e outros agentes cancerígenos: (como a alfabenzopireno): contribuem para as neoplasias associadas ao tabaco.

Monóxido de carbono: provocam a diminuição da capacidade de transportes de oxigênio por partes dos glóbulos vermelhos.

                                    Origem

A planta nicotina tabacum deve seu nome ao medico Jean Nicot que popularizou o seu uso na Europa. Está planta, juntamente com cerca de mais de cinquenta outras espécies, faz parte do grupo nicotínico.

É originária da América onde era usada, antes da descoberta deste continente, pelos seus efeitos alucinógenos. É difundida na Europa, após a viagem de Colombo, em parte devido à crença no seu valor terapêutico. A procura do tabaco fez com que a coroa espanhola se apropriasse do monopólio do seu comércio. Mais tarde, os franceses e ingleses juntaram si aos espanhóis, contribuindo para expansão desta substancia, o que imagina fortes rempresoes por muitas autoridades. A titulo de exemplo refira-se que fedorovich dava ordens de tortura a qualquer consumidor até que esse confessasse quem tinha sido o seu fornecedor, para depois mandar cortar o nariz a ambos. Também o sultão Murad iv castigava com decapitação, desmembramento ou mutilação quem encontrar se a fumar.

  A partir do século xvlll, o levantamento das proibições permite um crescimento do consumo do tabaco. Este consumo era principalmente feito por aspiração nasal, apresentando-se o produto em forma de pó fino ou resíduo (neste ultimo caso, era-lhe atribuído o nome de rapé). O tabaco era também enrolado ou recheado de triturado. Crê- se que o cigarro surgiu da navegação transatlânticas, durante as quais eram apanhados os restos de tabaco, que estavam a ser transportados para a Europa, enrolados em papel (dados que as folhas inteiras da planta pertenciam à coroa). Começando por ser um consumo de marinheiros, pensa que em 1800 já se tinha alargado a outros sociais na península ibérica e no mediterrâneo. Para a sua expansão pelo resto da Europa, em muito contribuem as guerras napoleônicas. Na segunda metade do século xlx, o monopólio da fabricação dos cigarros passa a ser dos anglos saxões. A partir desta altura, o tabagismo passa a afetar quase metade da população mundial.                      

                                                        Efeitos           

         O consumidor pode experimentar sensações reconfortantes, favorecimento da memória, redução da agressividade, diminuição do aumento do peso e do apetite em relação aos doces ou relaxamentos. Geralmente, ocorre um aumento do ritmo cardíaco, da respiração e da tensão arterial. Nas pessoas não dependentes pode provocar náuseas e vômitos.    

                                                         Riscos     

O consumo pode provocar hipotonia muscular, diminuição dos reflexos tendinosos, aumento do ritmo cardíaco, aumento da freqüência respiratória e da tensão arterial, aumento dos turnos do organismo, irritação das vias respiratórias, aumento da mucosidade e dificuldade em eliminar-la, inflamação dos brônquios, obstrução crônica do pulmão e graves complicações, arteriosclerose, transtornos vasculares.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com