TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA
Por: Lidiane Arraes • 27/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 201 Visualizações
PROPOSTA DE TRABALHO
PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS (DUAS SEMANAS) – MARÇO/2020
CURSO(s): ADMINISTRAÇÃO |
NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: TÉCNICAS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA CÓDIGO: 63588 TURMA: 11-T |
PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL: JÚLIO CÉSAR FELISBINO ALUNA: LIDIANE DE SOUSA ARRAES |
CONTEÚDOS DA PROPOSTA DE TRABALHO: Leitura dos capítulos 1 e 2 do livro: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, praticas ? 60 ed. - São Paulo: Atlas, 2005 Consulte o link: https://slideplayer.com.br/slide/1367326/ |
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM: RESPONDA VIA DIÁRIO DE BORDO:
R: É um processo interativo de um agente de mudança externo a empresa a qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida organização nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direito da situação.
R: estratégias e negócios; Estruturação organizacional (administrativa e operacional); Processos (logística, qualidade); Gestão de recursos (financeiros, pessoas, marcas); Estrutura decisória e atuação dos executivos.
R: diagnosticar problemas ou aspectos que podem ser otimizados; definir as soluções e melhorias que devem ser feitas; estabelecer metas; traçar caminhos para alcançar os resultados
R: 1 - Ser criativo; 2 - Identificar as oportunidades; 3 - Tenha visão empresarial; 4 - Seja independente e tenha iniciativa; 5 - Tenha conhecimentos específicos.
R: ter pensamento estratégico; Ter habilidade gerencial e estratégica; Estar voltado para o processo de inovação; Ter habilidade para tomada de decisões e de estabelecimento de prioridades; Ter capacidade de resolver conflitos; Ser ético.
R: Porque é um conjunto estruturado de atividades sequenciais que desenvolve ações recíproca, lógica, evolutiva, visando atender e preferencialmente superar as expectativas dos clientes internos e externos. 7. Por que se afirma que o agende de mudanças externo (consultor) não pode ter o controle direto da situação? R: Porque a partir do momento em que ele tem controle direto da situação, ele deixa de ser um consultor e passa a ser executivo da empresa-cliente.
R: 1 - falta de informação: Algumas informações são pertinentes a todos os negócios, como Balanço, DRE e Fluxo de Caixa, porém existem outras como indicadores operacionais, financeiros, de RH, comercial, do ambiente externo e que podem variar de acordo com o ramo de atuação ou foco; 2 - Estrutura de custos e despesas inadequadas: Muitas empresas têm dificuldade de conciliar sua estrutura de custos e despesas com o momento do negócio, e essa questão é um verdadeiro desafio que exige uma nova forma de pensar o negócio e aceitar alguns conflitos de escolhas; 3 - Modelo de gestão inadequado: Existem diversos modelos e práticas de gestão empresarial, inclusive alguns que podem ser aplicados para todos os portes de empresas; 4 - Vulnerabilidade estratégica: É comum que empresas fracassem quando não há um planejamento bem definido de como atingir seus resultados. Isso acaba gerando frustrações e refletindo diretamente em orçamentos frágeis e metas pobres ou muito “esticadas”; 5 - Incapacidade de resolver problemas: Talvez essa seja a principal adversidade das empresas, característica essa que se revela quando determinado objetivo não é alcançado.
R: 1 – Rapidez no alcance de resultados: permite alcançar com mais rapidez os resultados almejados pois, traz para a empresa recursos importantes, principalmente o conhecimento e a experiência dos consultores. 2 – Novos conhecimentos para a empresa: nessa relação de parceria há naturalmente a troca de conhecimentos e, com isso, a atualização dos profissionais e uma maior competência para execução das atividades. 3 – Suporte para tomada de decisões: O papel do consultor empresarial vai além de apenas trabalhar em prol de um resultado determinado, ele atua como conselheiro para auxiliar os sócios e gestores a tomar as melhores decisões. 4 – Melhoria do desempenho: uma consultoria empresarial não está relacionada apenas aos resultados futuros, mas também a essa melhoria diária dos resultados. Os consultores atuam para que, a partir do hoje e trabalhando melhor a cada dia, sua empresa um dia chegue onde deseja. 5 – Atualização da empresa: Investir na contratação de uma consultoria empresarial é investir na atualização da empresa. É trabalhar junto com os consultores para tornar a empresa mais competitiva e preparada para atuar no mercado. 10. Quais são os 03 (três) principais componentes de um produto de consultoria? R: 1 – a especialidade que esta sendo oferecida, tais como finanças, marketing, Rh, planejamento estratégico; 2 – a competência é o nível de conhecimento do consultor no momento considerado; 3 – a amplitude é o estilo de atração do consultor tendo em vista a melhor intenção com a realidade da empresa cliente. 11. Explique as tendências da consultoria empresarial no mundo contemporâneo. R: 1 – aumento da demanda de consultoria provocado pela busca de novos conhecimentos de inovações para enfrentar a globalização da economia; 2 – aumento da demanda de consultoria para as empresas consolidarem suas vantagens competitivas; 3 – aumento da demanda de consultoria como consequência dos processos de terceirização; 4 – aumento da demanda de consultoria pela necessidade de questionamento progressivo das realidades da empresa-cliente visando a um processo de melhoria continua sustentada; 5 – fusões entre empresas de consultoria; 6 – internacionalização dos serviços de consultoria; 7 – aumento do numero de professores e de universidades que realizam serviços de consultoria; 12. Explique 5 critérios de competitividade dos serviços de consultoria. R: 1 – conhecimento: competência e habilidade para realizar do trabalho; 2 – velocidade: agilidade na realização do trabalho; 3 – empatia: é colocar-se no lugar do outro; 4 – flexibilidade: é a capacidade de mudança e de adaptação “jogo de cintura”; 5 – confiabilidade: capacidade de realizar o serviço pretendido com garantia, segurança e exatidão. 13. Explique 3 meios de divulgação dos serviços de consultoria. R: Podem ser divulgados através de palestras e conferências, folhetos explicativos dos serviços, publicações, apresentação por antigos clientes. |
...