Técnicas de entrevista e de questionário
Por: Luiza_001 • 14/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 382 Visualizações
1 Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre as técnicas de entrevista e de questionários. Descrever como deve ser feita uma entrevista através de técnicas, como planejar, o motivo pelo qual se realiza uma entrevista, quais suas vantagens e desvantagens.
Vamos falar também das técnicas do questionário, como utilizar o questionário, como elaborar, quando aplicar e suas vantagens e desvantagens.
2 Conceito
O autor D’Ascenção (2015) diz que:
A entrevista é uma técnica de conversação executada de forma planejada, sistemática e documentada. Geralmente, é feita entre duas ou mais pessoas que têm interesses ou problemas em comum.
A ideia da entrevista é levantar dados, e com esses dados se possa fazer uma análise do ponto de vista do entrevistado, mas para isso é necessário elaborar perguntas que direcionem ao resultado desejado.
Um dos grandes problemas da entrevista é estabelecer uma relação de questões que devem ser feitas, se ficar muito longa, pode-se perder o foca da entrevista, então tem que ser objetivo e elaborar questões que seja do interesse da instituição, o sobre o que ela quer saber, para que se possa fazer uma boa entrevista e coletar dados aproveitáveis.
3 Técnica da Entrevista
De acordo com Ballestero-Alvarez (2000) os objetivos das técnicas da entrevista são:
* Obter dados e informações tanto quantitativas quanto qualitativas.
* Obter respostas francas, completas verdadeiras do entrevistado com relaçãoao problema.
* Informar ao entrevistado ou usuário que sua participação no sistema é funda-mental.
* Promover a integração da equipe ou grupo de desenvolvimento com todos osintegrantes da equipe do usuário.
* Perceber, sentir e conhecer in loco o ambiente de trabalho sobre o qual osistema será desenvolvido.
A entrevista dese ver feita por um ou mais entrevistadores, e por uma ou mais pessoas entrevistadas.
• uma técnica de conversação: de maneira especial, com método próprio;
• de forma planejada: o entrevistador planeja a entrevista com precedência, elabora perguntas que visa o que ele quer saber, o perfil do entrevistado, e aonde será feita.
• de forma sistemática e documentada: seguir a entrevista com lógica e dentro do assunto a ser analisado, e sendo registrada.
Tipos de conversações:
• conversações para coordenações de ações: tipo de conversa de equipe, na etapa inicial da entrevista;
• conversações de juízos e explicações: tipo de conversa que os analistas só escutam.
• conversações para possíveis ações ou conversações para possível conversações: os analistas entram nesse tipo de conversa se a entrevista não apresentou o resultado esperado , por falha da equipe ou própria, ou do entrevistado.
• conversação para construção de relações: utilizado antes da entrevista, para criar um clima amigável, para a entrevista seguir com sucesso.
3.1 Utilização da técnica de entrevista
De acordo com o autor D’Ascenção (2015) a técnica de entrevista é utilizada em algumas circunstâncias, uma delas é quando se deseja obter informações e que essas vão necessitar de discussões com os entrevistados, outra forma de utilizar a técnica é quando o estudo que será feito não contemple muitas áreas, pois o custo poderá ficar muito caro e muito complexo, e uma outra é utilizar as técnicas para obter informações que estão na memória do entrevistado, levando em conta a experiência de vida dele.
3.2 Planejamento da entrevista
A entrevista deve ser planejada com antecedência, com cautela, para que não seja desprendido grande esforço e custo e não se consegue obter o resultado desejado, definir o resultado que espera alcançar.
O autor (D’ASCENÇÃO, 2015) cita em sua livro como a entrevista deve ser planejada e o que se deve abordar:
• determinação dos objetivos e da finalidade da entrevista;
• especificação da abrangência da entrevista, envolvendo as áreas e as respectivas pessoas que serão entrevistadas;
• fixação do local, da hora e da duração da entrevista, com o prévio conhecimento por parte das áreas e das pessoas envolvidas;
• elaboração de um roteiro com os assuntos que serão abordados na entrevista, disposto de forma lógica e objetiva;
• especificação da forma de condução da entrevista - desenho das conversações -, prevendo como o entrevistado será inicialmente abordado, de maneira que haja um processo recíproco de confiança e motivação, bem como o ritmo ou a cadência com que serão feitas as perguntas, visando ao aproveitamento do tempo disponível; e
• elaboração e distribuição de um cronograma das entrevistas para todo o pessoal envolvido.
O clima deve ser bom, de tranquilidade e confiança para que a entrevista tenha sucesso e o entrevistado se sinta confortável para responder todas perguntas.
3.3 Realização da entrevista
Há quem diga que apenas o entrevistado deve está preparado para realização de uma entrevista. Porém, é o analista quem terá a missão de conduzir a entrevista para fins adquirir-se de todas as informações necessárias para análise do candidato.
Para que haja satisfatória execução da entrevista é essencial que, antes que aconteça e analista faça uma análise dos currículos, anotar quais são as particularidades do candidato, o que ele quer extrair da informação que está ou não no currículo e aquilo que falta. É fundamental que tenha compreender não só os aspectos técnicos como os comportamentais do entrevistado para que consiga dele bastante alinhamento a cultura e os valores da organização.
Planejar um roteiro para se seguir é uma técnica segura para assegurar-se de que não haverá erros como desconhecimento das pessoas que serão entrevistadas e/ou imprevistos que atrapalhem a entrevista.
3.3.1 Início
...