TELECOMUNICAÇÕES E INTERNET
Por: rsoliveira36 • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 4.595 Palavras (19 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
TELECOMUNICAÇÕES E INTERNET
RIO DE JANEIRO
2015
[pic 2]
AUTORES:
FERNANDA FARIA DE OLIVEIRA COELHO
MARIANA DE JESUS ALVES GRAÇAS DOS SANTOS
RODRIGO SANTOS DE OLIVEIRA
THAYNARA DOS SANTOS MARINHO CORREA
ORIENTADOR: PROF. NIVALDO DA CUNHA
TELECOMUNICAÇÕES E INTERNET
RIO DE JANEIRO
2015
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO.............................................................................................06
2 – INTERNET E SUA ESTRUTURA NO MUNDO............................................07
3 – TIPOS DE REDE E SUAS TECNOLOGIAS................................................16
4 – PROTOCOLOS PARA INTERNET..............................................................16
5 – CAMADAS DE REDE..................................................................................16
5 - CONCLUSÃO................................................................................................18
6 - BIBLIOGRAFIA CONSULTADA...................................................................19
7- OBSERVAÇÕES DO AVALIADOR................................................................20
1 – INTRODUÇÃO:
“Estamos todos conectados”. Esta é uma frase que cada vez faz mais sentido na medida em que nos damos conta de que, com a ajuda de um computador ou mesmo de um telefone celular, podemos acessar dados fornecidos por pessoas, instituições e empresas em qualquer parte do planeta. No mundo, já somos mais de 3 bilhões de pessoas conectadas, e somente no Brasil, já somos mais de 110 milhões de internautas, ou seja, 54% da população está conectada à internet (Agência de Marketing social We Are Social , pesquisas sobre o uso da internet em 2014). A internet é, sem dúvida, a grande revolução tecnológica de todos os tempos, nos permitindo acesso a milhões e milhões de informações com agilidade e com riqueza de recursos Este trabalho apresenta informações sobre as origens e o funcionamento detalhado desta revolução. Como é possível que qualquer tipo de informação possa viajar tanto e tão rápido, como funcionam as redes, seu papel na transmissão de dados. O suporte aos dados através dos protocolos de internet e suas particularidades.
2 – TIPOS DE REDE E SUAS TECNOLOGIAS:
Redes são estruturas de conexão entre diferentes computadores, que permitem a troca de dados e o compartilhamento de recursos utilizando-se de um conjunto de regras comum (os protocolos). A internet é composta basicamente por uma ampla conexão entre muitas redes de computadores. As redes podem ser classificadas de diversas formas :
- Abrangência ou extensão geográfica ocupada – SAN, WLAN, LAN, etc.
- Topologia da rede (forma da rede) – Rede em anel, em barramento, em estrela, ponto-a-ponto, em árvore.
- Ambiente ao qual são destinadas – Redes corporativas, industriais, militares, etc.
- Tecnologias de transmissão ou arquitetura da rede – Ethernet, token-ring, FDDI, ISDN, ATM, DSL, etc.
- Meios físicos de transmissão – via satélite, via rádio, redes de cobre, redes de fibra ótica, bluetooth, infravermelho.
- Capacidade de transferência de dados (débito) –Redes de baixo, médio e alto débito.
- Método de transferência de dados – Redes tipo “broadcast”, redes P2P (ponto-a-ponto), redes de comutação de pacotes, etc.
A classificação mais usada e a que será descrita a seguir é a classificação de redes por abrangência ou extensão geográfica.
LAN (Local Area Network) – Rede Local
Redes de alcance limitado, de no máximo 10km, normalmente são as redes usadas para conexão entre computadores pessoais (redes domésticas) ou entre estações de trabalho em escritórios e instalações industriais (redes corporativas) permitindo, entre estas, compartilhamento de dados e outros recursos. Normalmente, este tipo de rede usa uma mesma tecnologia de transmissão. A mais usada dentre as disponíveis é a ETHERNET.
O fato de ter uma abrangência restrita permite maior controle sobre a velocidade de transferência e simplifica o gerenciamento da rede. Analisando o contexto geral de funcionamento das LANs, pode-se classificá-la de duas formas:
Ambiente de rede P2P (Peer to Peer, ou Ponto-a-ponto), no qual não há um computador central e todos os computadores conectados têm um papel similar.
Ambiente cliente/servidor, onde existe um computador que gere a rede e fornece o serviço de rede aos demais.
MAN(Metropolitan Area Network) – Rede Metropolitana
Sem percebemos, usamos um tipo de MAN no dia-a-dia e sequer nos damos conta disto. A rede de Tv a cabo é um tipo de MAN. Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros. As WANs também podem ser usadas por órgãos de administração de municípios como serviço de utilidade pública.
WAN – Rede de Longa Distância
A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância , vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma grande região geográfica, como um país ou até mesmo um continente. A maior WAN existente é a própria internet.
WLAN (Wireless Local Area Network)– Rede Local Sem Fio
Em 1901 Marconi, físico italiano, demonstrou como funcionava um telégrafo sem fio que transmitia informações entre uma embarcação em alto mar e uma base, no litoral através de código Morse (sistema binário que traduzia em sons os pontos e traços), este sistema é o grande precursor das WLANs, pois a ideia básica é a mesma. As WLANs são sistemas de conexão que utilizam ondas de rádio que transmitem os dados a um modem instalado no equipamento. Possuem um custo mais elevado que a tecnologia das LANs, mas com benefícios maiores devido à mobilidade que proporciona.
...