TEMA: NOTEBOOK PESSOAL NO AMBIENTE CORPORATIVO
Por: Ricardo Andrejs Silva • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 568 Visualizações
UNIVERSIDADE DE FRANCA
PORTFOLIO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
NOME: RICARDO LUIZ DA SILVA
POLO: FRANCA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CODIGO: 2201190692
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS I
TEMA: NOTEBOOK PESSOAL NO AMBIENTE CORPORATIVO
A navegação livre pode aumentar a produtividade?
Com base no texto acima podemos dizer que: Segundo um estudo que fora realizado pela Universidade de Melbourne, Austrália, ter a liberdade para navegar na internet durante a jornada de trabalho, pode sim, vir a aumentar o desempenho e o rendimento profissional dos trabalhadores. Segundo o pesquisador Brent Coker “pessoas que navegam por diversão no trabalho são 9% mais produtivas do que as outras”. Coker inventou um conceito para isso: “WILB”, que são as iniciais de “Workplace Internet Leisure Browsing” que significa “navegar na web por lazer no ambiente de trabalho”.
Coker chegou a explicar que “Wilbear” cumpre o mesmo papel da saída para um cafezinho, por exemplo: arejar a cabeça ajuda a retomar a concentração após uma tarefa difícil, isso acontece, segundo o pesquisador , por que as pessoas tem uma concentração imperfeita.
Nesta pesquisa, que foram realizadas com mais ou menos 300 trabalhadores australianos, 71% admitiram que usam a internet por lazer durante sua jornada de trabalho, porém, as empresas australianas não admitem essa prática,sendo que, as empresas em si gastam muito dinheiro com mecanismos de controle e punição, sendo que, nem sempre essa prática venha ser a melhor solução. Segundo Coker ‘os empregados que são autorizados a navegar livremente sentem que têm liberdade e autonomia no ambiente de trabalho, e os trabalhadores que têm esse senso de autonomia são mais leais e trabalham mais duro do que aqueles que não têm’, diz o pesquisador.
As atividades mais comuns de “WILB” são: ler noticias, acessar e-mails, jogar games e principalmente entrar nas redes sociais. Atividades pessoais como organizar as finanças, checar o resultado da loteria e fazer compras também vem a ser consideradas “WILB”.
Porém, sabemos que, quanto mais o trabalhador se distrair,mais vai trabalhar depois. “as atividades mais divertidas afetam a produtividade mais positivamente’, explica o pesquisador Coker”. Segundo também este estudo, assistir vídeos no youtube, ler blogs no relacionados ao trabalho e navegar, no twiter e no facebook são as atividades que mais melhoram o desempenho profissional. “eu acho saudável que a pessoa dedique parte do tempo dela ao lazer, ainda mais hoje, em que as pessoas passam 12 horas, 14 horas no escritório”, disse ao Roberto Britto, gerente da Robert Half, consultoria internacional de Recursos Humanos, mas ele pondera: “É difícil comparar um profissional australiano com um brasileiro. A gente precisa ter um trabalho de conscientização
...