TERMINAIS E ARMAZÉNS
Por: majlima • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 5.629 Palavras (23 Páginas) • 339 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
RAFAEL – RA
MARCOS - RA
OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS
RIBEIRÃO PRETO – SP
SETEMBRO/2014
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
RAFAEL – RA
MARCOS - RA
OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas do curso Tecnologia em Logística da Anhanguera Educacional.
Prof.
RIBEIRÃO PRETO – SP
SETEMBRO/2014
Sumário
Introdução
Etapa 1
Critérios de seleção do serviço de transporte
Classificação dos transportes
Transporte rodoviário
Transporte ferroviário
Transporte duto viário
Transporte marítimo
Transporte hidroviário
Transporte aéreo
Etapa 2
Problemas de infraestrutura no Brasil
Modais brasileiros
Abertura econômica
Etapa 3
O Transporte no Brasil
Principais gargalos no transporte brasileiro
Gargalos da Amazônia
Escoamento da produção na Amazônia
Conclusão
Fontes bibliográficas
INTRODUÇÃO
Pelo ponto de vista do moderno operador logístico, pode-se definir armazenagem como a gestão econômica do espaço necessário para manter estoques de mercadorias pertencentes a terceiros. Isto engloba todas as funções de localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baías de atracação e configuração do armazém.
O desafio desta pesquisa é montar uma consultoria, elaborando um mapeamento da gestão de estoques e armazenagem, para a linha de produtos da empresa escolhida.
ETAPA 1
A Empresa
Apresentação
Ravibras Embalagens da Amazônia Ltda, pertencente ao Grupo RAVI, constituído sobre a base de indústrias RAVI S.A, foi fundado em 1951. Durante mais de 20 anos esta indústria dedicou-se à fabricação de tampas metálicas. A partir da década de 70, a nova direção da empresa amplia sua linha de produção dando início ao desenvolvimento e fabricação de tampas de alumínio e, mais adiante, tampas e embalagens plásticas.
Ao longo de sua história, o Grupo RAVI consolidou-se como parceiro estratégico de engarrafadores, empresas farmacêuticas, bem como fornecedor de empacotamento e outros produtos para a indústria regional e mundial.
Baseada em uma política estratégica de expansão, desde 1999 a empresa estabeleceu e conta com unidades de produção nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil (onde está baseado o estudo desta ATPS) El Salvador, Guatemala, México, Peru e Republica Dominicana.
Alguns dos clientes atendidos pelo Grupo RAVI: Unilever, Kimberly Clark, Coca-Cola, Pepsi, Colgate Palmolive, Kraft, Danone, Nestlé, Gloria, Ajegroup, Grupo Empresarial Bavaria e Ambev. Sendo a Ambev o principal cliente nas operações do grupo no Brasil.
Dados da empresa
Nome: Ravibras Embalagens da Amazônia Ltda
Localização: Rua Ipê, 200 – Distrito Industrial
Manaus/AM
Setor de atuação: Artigos de matéria plástica
Tamanho: Médio porte
Missão e valores:
Missão: Superar as expectativas de nossos clientes, agregando valor e tornando parceiros de negócios; Oferecer excelência na qualidade de produtos e serviços a preços competitivos e administrar relacionamentos com clientes internos e externos de forma ética e transparente.
Visão: Ser reconhecida como a melhor empresa de embalagens plásticas para o segmento de embalagens plásticas para o segmento de bebidas no Brasil.
Valores: Ética, excelência, inovação e valor humano
Produtos comercializados: Tampas plásticas para pet
Insumos utilizados: Polipropileno, Liner, Selo metálico, Pigmento Líquido, Pigmento Granulado e Tinta Gráfica
Público alvo: Indústrias do segmento de bebidas envasada
Linha de produtos que será investigada ao longo desta ATPS: Tampas plásticas para atendimento da demanda de seu principal cliente, a empresa Ambev.
Teoria com a prática empresarial e modelos de estoques intermediários no processo de fabricação da empresa escolhida
É possível afirmar que o conceito de armazenagem tem inicio com a observação pelo homem da alternância entre os períodos de fartura e de escassez e está intrinsecamente relacionado com a necessidade de abastecimento dos povos. A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes às suas necessidades atuais, ou ainda para permutá-los com outros produtos dos quais não dispunha.
A história da armazenagem confunde-se com a história do comércio entre os povos. Historicamente, aqueles que se dedicaram ao comércio obtiveram hegemonia sobre os demais povos que lhes foram contemporâneos, e para isto tiveram obrigatoriamente que aprender a armazenar.
Cerca de 3.000 a.C, os egípcios construíram os primeiros depósitos de que se tem notícia, com o objetivo específico de armazenar os papiros e o trigo excedentes, produzidos no fértil vale do Nilo. Durante toda a história das grandes civilizações os armazéns tiveram grande importância, desde os Fenícios, passando pelos Gregos, Romanos, Vikings e etc. O grande e comprovado fato é que para um grande povo ser forte comercialmente ele sempre precisou de uma estrutura diferenciada de armazéns.
Nos dias atuais, à medida que os blocos econômicos vão se consolidando, o mundo torna-se mais receptivo ao conceito de globalização da economia. Neste contexto de diversificados fluxos e tipos de mercadorias, são inúmeros os fatores que compõem o custo final das operações, devendo este ser necessariamente racionalizado para se obter preços competitivos, de modo a disputar o mercado global.
...