TG ED IV UNIP - ADMINISTRAÇÃO
Por: Roadso • 10/9/2016 • Monografia • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 1.255 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TG – ESTUDOS DISCIPLINARES IV
RONALDO ADRIANO DE SOUZA – RA 1540271
POLO CANOAS - RS
2015
RONALDO ADRIANO DE SOUZA
ESTUDOS DISCIPLINARES IV – 6580-05-SEI_AD_0715-20152:
TG – ESTUDOS DISCIPLINARES IV
Trabalho de estudo de caso proposto, para compor avaliação bimestral da disciplina de Estudos Disciplinares IV apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Maurício Manzalli
POLO CANOAS - RS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TEXTO E PROPOSTA DA ATIVIDADE........................................................................4
3 DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE...................................................................5, 6
4 CONCLUSÃO...................................................................................................................... 7
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, desenvolverei a atividade proposta que consiste em um estudo que deve ser feito a partir da leitura e interpretação do texto “Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil”. Com base nas informações contidas no texto, conhecimento já adquirido e aprofundamento no assunto através de leituras e outras formas de informação desenvolverei o raciocínio proposto e formarei meu parecer final sobre a atividade proposta.
2. TEXTO E PROPOSTA DA ATIVIDADE
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
© UNESCO/Nelson Muchagata
A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. A Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamou a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2005-2014. A proposta foi aprovada em dezembro de 2002, durante sua 57ª Sessão. A UNESCO é a agência líder da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) para promover a décadas e para estabelecer padrões de qualidade para a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é o de integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem. A educação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, por exemplo, mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empolgar alunos a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa. Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do inter-relacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.
Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
3. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
A inclusão da educação ambiental tem uma importância muito grande nos dias atuais, e se faz necessária sua aplicação desde os primeiros anos do estudo fundamental.
Vivemos em um mundo onde o capitalismo exacerbado impõe um ritmo alucinante de busca pelo lucro, pelo aumento da produtividade e disseminação das marcas e produtos no mercado consumidor. O problema é que em meio a este turbilhão constante em que vivemos, acaba passando despercebido à maioria, o fato que vivemos em um ecossistema onde os recursos são finitos, e que estes recursos naturalmente ficarão escassos com o passar do tempo se algo não for feito para evitar.
...