Tecnologia e ensino a distancia
Por: Larissa Pádua • 9/9/2016 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Facilidade para aprender
Pós e contras do uso da tecnologia no aprendizado
É indiscutível que a tecnologia é um recurso fundamental para a educação. Com os avanços tecnológicos há uma grande facilidade para conhecer algo ou até mesmo sanar uma simples dúvida. Como ter acesso aos portais de pesquisa se tornou uma coisa bem fácil, isso traz muitos benefícios na vida de quem quer estudar.
Para as instituições de ensino e para alguns mestres existe certa restrição ao conceito tecnologia e educação, pois há quem ache que essa modernização possa atrapalhar. Mas no século em questão não tem como ficar por fora dessa facilidade a favor do ensino.
Em primeiro lugar o aprimoramento intelectual está por traz das pesquisas. Com a globalização o acesso a informação se tornou algo rápido, quanto mais conhecimento adquirido melhor.
A tecnologia é uma ferramenta que auxilia ao desbravamento da informação. O estudo a distância é algo de muita importância nos dias de hoje, pois através da informação digital, e facilidade de estudar as pessoas estão se dedicando a esse método, pois nem todas as pessoas têm facilidade para se locomover ou até mesmo tempo para ir a uma instituição.
Como tudo que tem grandes benefícios há os contras, além de ser um grande aliado a tecnologia, pode acarretar grandes malefícios, no uso nas salas de aula pode causar grandes distrações, fazendo com que o discente se prejudique.
Em suma pode-se concluir que com a capacidade de informação adquirida, a tecnologia traz inúmeros benefícios, como por exemplo, ter um leque de conhecimento, e fortalecimento no quesito “sabedoria”. Fazendo então com que haja cada vez mais interesse em aprender, gerando grande fortalecimento intelectual.
“Outra questão a ser repensada sobre o uso da tecnologia é o fato de que a criança, desde pequena, habitua-se numa espécie de sedentarismo, ficando a maior parte do seu tempo disponível diante do computador, esquecendo que a melhor forma ainda de se aprender, ou estabelecer relações, é através de brincadeiras sadias, passeios ao ar livre, atividades que envolvam familiares, amigos, desligando-se, se não totalmente, uma boa parte, da ilusão virtual que a tecnologia influencia.
Existe a grande necessidade de proporcionar ao aluno aprender diversas maneiras de interagir com o conhecimento, e não se pode negar que o uso das tecnologias, aqui destacando o uso da informática em sala de aula, vem muito a acrescentar como fonte de pesquisa. Porém, não se pode deixar de lado o incentivo ao trabalho em grupo, ao manuseio do bom e velho livro didático, a atividades físicas, deixando de lado um pouco do sedentarismo das atividades diante do computador. Logo, é imprescindível haver certo equilíbrio entre o uso da tecnologia como fonte propagadora do conhecimento, sem que isto afete as outras relações.” Artigo por Rubia Denise de Paula - quinta-feira, 9 de outubro de
...