A Administração da Produção e Operações
Por: Adriana Dos Santos Brito • 2/10/2018 • Trabalho acadêmico • 823 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
APO
O QUE É APO?
A Administração da Produção é a atividade pela qual os recursos, fluindo dentro de um sistema definido, são reunidos e transformados de uma forma controlada, a fim de agregar valor, de acordo com os objetivos empresariais.
PONTO DE EQUILIBRIO
É o ponto onde a Receita se iguala aos Custos,
Expresso pela equação:
Q = Custo Fixo
PV -CVu
Q = Quantidade produzida
PV = Preço de venda
CVu = Custo variável unitário
CAPACIDADE
Definição da capacidade de uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo, que o processo pode realizar sob condições normais de operação. Produção máxima em um período de tempo.
Capacidade é diferente da produção real
GARGALO
É a parte da produção que está operando em plena capacidade
A capacidade do gargalo determina a capacidade do sistema produtivo.
OBJETIVOS DE DESEMPENHO
Qualidade, rapidez, confiabilidade, custo, flexibilidade.
LAYOUT
É a disposição ou arranjo físico (montagem ou configuração), de determinado local, ambiente, interface gráfica, comunicação impressa ou todo o tipo de disposição de elementos afim de proporcionar um resultado. Layout é um esboço ao qual é mostrado a distribuição física juntamente com os tamanhos de elementos como texto, gráficos ou figuras em um determinado espaço. Um bom layout é aquele que:
–Facilita o trabalho
–Diminui os custos
–Racionaliza o espaço
–Possibilita rápida identificação dos materiais e bom Armazenamento
–Facilita a retirada do estoque e
–Induz à gestão focalizada, isto é, boa visualização do almoxarifado.
TIPOS DE LAYOUTS:
*PROCESSO OU FUNCIONAL: Todos os processos e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e também operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área. O material se desloca buscando os diferentes processos.
* LINHA: As máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida sem caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo.
*CELULAR: A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local (a célula) máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. Material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários baseia-se no trabalho cooperativo ou em time de pessoas que formam um grupo coeso em relação à produção a realizar.
*POSIÇÃO FIXA: O material permanece fixo em uma determinada posição e as máquinas se deslocam até o local executando as operações necessárias.
*COMBINADOS: ocorrem para que sejam aproveitadas em um determinado processo as vantagens do layout funcional e da linha de montagem (geralmente). Pode ser constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo (layout funcional), continuando posteriormente com uma linha clássica
JUST IN TIME – JIT
O principal conceito do JIT, é o atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção, evitando-se assim a manutenção de maiores estoques.
O JIT trabalha com um sistema de produção “puxada”, ou seja, somente se produz em cada uma das partes do processo aquilo que foi vendido, no tempo e no momento exato.
O Just-in-time é uma proposta de organização do ambiente produtivo, assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, e pode ser a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se refere aos fatores como a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
...