A Administração de Produção e Operações
Por: concli • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.818 Palavras (8 Páginas) • 285 Visualizações
Introdução
Vamos trabalhar sobre Administração de Produção e Operações – função administrativa responsável pelo estudo e desenvolvimento das técnicas utilizadas de gestão, produção e bens de serviço. Nosso relatório tem como objetivo melhor entendimento, pesquisa e aprendizagem do conteúdo.
A função produção, atenta para os seguintes assuntos: Estratégia da Produção: várias formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo; Projeto de Produtos e Serviços: criar e melhorar os produtos e serviços; Sistema de Produção: arranjo físico e fluxos produtivos; Arranjos Produtivos: produção artesanal, em massa e enxuta; Ergonomia: estudo de tempo e movimentos; Planejamento da Produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre e sequencial; Planejamento e Controle de Projetos.
O processo produtivo fundamenta-se na transformação de entradas (materiais e serviços) e em saídas (demais materiais e serviços). As transformações dos processos podem ser de vários tipos: Materiais – registram suas propriedades físicas, localização, posse. De informações – registram as formas das informações, localização, posse. Consumidores – registram as condições físicas, localização, estado psicológico.
Desenvolvimento
Conceitos:
Localização de Empresa Industrial
Informa a localização geográfica da empresa. Compreende também a renda urbana, organização do espaço. Ou seja, busca locais onde possam aumentar as receitas e diminuir as despesas, obtendo melhores resultados no final. Esta localização está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa, pois se for localizada sem um estudo preciso de mercado, sem uma revisão constante, poderá acarretar em problemas futuros, na não geração de lucros e sim de prejuízos.
Fatores que Influenciam na Localização
A localização pode ser dois tipos de dados: qualitativos e quantitativos. Qualitativos: dados sobre o local, podendo ser medidos subjetivamente (clima, qualidade de vida..); Quantitativo: dados sobre o local, podendo ser medidos e possuir um valor numérico (salários, preço..).
Produto / Projeto do Produto
O projeto resulta em um esforço temporário, que possui início, meio e fim, utilizado para a produção de um produto e/ou serviço diferente de outros já produzidos anteriormente.
Ciclo de Vida do Produto
Informa a evolução de um produto e/ou serviço de mercado, dividido em quatro fases:
- Introdução: Momento pós-lançamento do produto, visivelmente há um lento crescimento nas vendas, baixa competitividade e alto risco de baixo retorno financeiro para as empresas. A estratégia utilizada é a ênfase na qualidade e inovação.
- Crescimento: Momento caracterizado pelo crescimento significativo, onde o mercado tem uma grande procura do produto e/ou serviço ocasionando uma melhora substancial na rentabilidade da empresa. É um período onde se salienta a grande entrada e saída de muitas empresas no mercado. A estratégia utilizada é a ênfase na qualidade, baixo custo, inovações em novos produtos para a conquista de quota do mercado e novos canais de distribuição.
- Maturidade: Momento onde o ritmo de crescimento das vendas começa a diminuir, onde aumenta os níveis de concorrência entre as empresas, notórias nas guerras de preço e publicidade. A estratégia utilizada é o lançamento de novos produtos, serviços complementares, buscando a diferenciação da oferta e conquistar o mercado em diversos segmentos. A ênfase nos baixos custos além da comunicação também fazem parte da estratégia a ser utilizada.
- Declínio: Momento em que o produto entra em declínio, os lucros sofrem uma rápida erosão e muitas empresas abandonam o mercado. A estratégia utilizada é manter-se no mercado com produtos mais competitivos.
Inserir gráfico de crescimento para a maturidade e logo após queda para o declínio. Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.[pic 1]
Desenvolvimento de novos Produtos
Existe um cronograma para o processo criativo.
- Geração de Ideias: lançamento da ideia inicial, pesquisa de mercado, tecnologias a serem utilizadas. Áreas de recursos humanos, matérias e competência, tecnologias, disponibilidade financeira, indicam os fatores internos da empresa, já os fatores externos, indicam as tendências de desenvolvimento da tecnologia e concorrência, nichos de mercado.
- Especificações funcionais: São os objetivos do produto – função, características básicas, matéria-prima, como fabricar, que mercado atenderá, custo, vantagens e desvantagens em relação aos concorrentes.
- Seleção do Produto: Momento que se determina o produto, atendendo os requisitos anteriores.
- Projeto Preliminar: Momento que se faz minuciosa manufatura do produto, agregando as alterações necessárias decorrentes dos conhecimentos dos departamentos envolvidos.
- Construção do Protótipo: Momento que se realiza uma prévia do produto a ser desenvolvido, sendo testado e ajustado para em seguida ser um protótipo.
- Testes: Desenvolvido testes em diversas condições, aceitação no mercado, impacto junto aos concorrentes.
- Projeto final: Detalhamento do produto, com folhas de processos, materiais utilizados, especificações técnicas fluxogramas de processos.
- Introdução: Produto no mercado, início do ciclo de vida.
- Avaliação: Avaliações constantes do produto no mercado, realizando as alterações necessárias, caso já tenha passado pelo período de maturidade e esteja no declínio, é retirado do mercado.
Há três conceitos relacionados para obter-se facilidade de produção:
- Especificação: Detalhar material, peça ou produto.
- Padronização: Diminuição da variedade do produto, aumentando o volume unitário, podendo baixar o custo de produção, maior qualidade, maior facilidade de automação e menores investimentos em estoque.
- Simplificação: Eliminar a complexidade dos recursos, ou seja, diminuir os custos e manter a qualidade elevada ou maior satisfação do cliente.
Realizar o levantamento do custo efetivo da localização de empresa
- O que é Custo Efetivo Total (CET) de uma operação?
Taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.
...