A Administração por objetivo
Por: Greyciane Lima • 18/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.657 Palavras (15 Páginas) • 137 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO) 4
ORIGENS DA APO 5
CARACTERÍSTICAS DA APO 6
FIXAÇÃO DE OBJETIVOS 8
Critérios de escolha dos objetivos: 9
Hierarquia de Objetivos 11
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 12
As Categorias de Estratégias segundo Ansoff 13
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 14
CICLO DA APO 16
O modelo de John W. Humble 17
O modelo de George Odiorne 18
APRECIAÇÃO CRÍTICA DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS 19
CONCLUSÃO 21
BIBLIOGRAFIA 22
INTRODUÇÃO
As Teorias da Administração buscam apresentar e compreender as habilidades gerenciais, através de uma visão introdutória dos pensamentos administrativos, dos autores que fundamentaram esses pensamentos e dos conceitos importantes à administração, apresentando os principais processos e teorias, entre elas a Administração por Objetivos, que ofereceu importantes contribuições ao ramo administrativo, como veremos mais adiante.
Através de uma pesquisa bibliográfica, este presente trabalho tem a finalidade de explanar os principais estudos acerca da Administração por Objetivos, também conhecida como Apo, que basicamente trata-se de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar, conceitos muito importantes no meio acadêmico e profissional dos presentes e futuros administradores.
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
A administração por objetivo dá atenção ao proposito dos participantes de uma organização e ao modo de como estes se relacionam com os objetivos da própria empresa. Ela aborda uma tentativa de alinhar as metas dos funcionários, com a estratégia do negócio, otimizando a comunicação e a relação entre gerentes e subordinados.
É um processo participativo de planejamento que promove a descentralização das decisões e a definição das prioridades em geral. Esse processo veio como alternativa ao método hierárquico, no qual o chefe definia os objetivos e o transmitia por meio da cadeia de comando, para somente depois, avaliar o desempenho. Pela nova maneira, a organização define os objetivos de forma conjunta a fim de alcançar os resultados desejados.
A APO é caracterizada pelo estabelecimento dos propósitos determinados entre superiores e subordinados, esse fato resulta numa maior interatividade do pessoal, do controle e do conhecimento dos resultados atingidos. Embora tenha um passado autocrático a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa.
[pic 2]
ORIGENS DA APO
A Administração por Objetivos (APO) teve origem a partir da década de 50, constituindo-se um modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da teoria Neoclássica. Seu aparecimento foi em 1954 com a fundamentação de Peter Ferdinand Drucker, considerado o pai da Administração e que em seu livro “The Practiceof Management” apresenta pela primeira vez a Administração por Objetivos como solução para os problemas do seu tempo, resultantes da crise de 1929 nos EUA. Desde a intervenção Keynesiana durante a depressão que se seguiu à crise de 29, o capitalismo sofreu sucessivamente maiores intervenções e controles governamentais, pois os governantes passaram se fundamentar em uma afirmativa de Keynes, um economista inglês, de que a economia, como um todo, não podia permitir que as decisões nacionais fossem dependentes da ação dos empresários.
O empresário na década de 50 estava mais consciente da queda de suas margens e da necessidade de reduzir despesas para se concentrar no essencial. Por isso em 1954 Drucker dizia: "Os futuros administradores deverão concentrar-se mais em resultados do que em esforços supérfluos e dispersivos". A pressão econômica da época gerou, dentro das empresas, uma “Administração por pressão”, que acabou não obtendo resultados. Então, na busca de equilíbrio entre as partes e seus objetivos, Drucker sugere ideias como a descentralização e gestão por resultados, descentralizações das decisões, permitindo autocontrole, autoavaliação e proporcionando mais liberdade e flexibilidade para controles existentes.
Anteriormente ao aparecimento dessa Teoria, a Administração se fixava nas atividades-meio, questionando "como" chegar ao objetivo, diferente da APO, que se fixa em "porque" chegar ao objetivo, ou "para que". A ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar eficácia. Essa teoria também fez com que as organizações, que antes se preocupavam apenas em trabalhar e produzir, voltassem uma maior atenção aos resultados, ou seja, diminuíram a preocupação com o “meio” e passaram a forcar nos “fins”.
CARACTERÍSTICAS DA APO
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior:
O gerente e os subordinados reúnem-se, discutem , definem e fixam osobjetivos de desempenho. Essa definição é consensual e participativa.
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo:
A APO está fundamentada na definição de objetivos por posições de gerência.
A ideia básica dos objetivos é determinar os resultados que o gerente e os subordinados deverão alcançar.
3. Interligação entre os objetivos departamentais:
...