A Atividades da disciplina Estratégia de Negócios
Por: Neuza Solares • 6/11/2021 • Trabalho acadêmico • 672 Palavras (3 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Atividades da disciplina
Estratégia de Negócios
Job Task 1
O Banco do Brasil é uma sociedade de economia mista, onde o governo federal possui 50% das ações. Se trata de uma organização bicentenária, sendo o primeiro banco instalado no Brasil.
Com o avanço da tecnologia, podemos afirmar que o setor bancário tem sofrido bastante mudanças a fim de manter a competitividade. O consumidor está cada vez mais exigente e busca soluções para suas questões sempre no menor tempo e com o menor custo. Aliado à mudança de perfil do consumidor, novas empresas, de setores que não são bancários, começam a ser concorrentes. Um exemplo bastante prático é a Apple. Uma empresa da área tecnológica, que produz computadores e celulares, criou a Apple Pay, um meio de pagamento, uma tarefa antes exclusiva dos bancos. O mesmo fez o whatsapp: um aplicativo de conversas que também serve de meio de pagamento.
Mas então... como a organização enfrenta o desafio de se manter relevante diante desse cenário tão desafiador?
Diante dessa emergência por mudanças, o Banco do Brasil avaliou a necessidade de ampliação das ferramentas digitais para seus clientes, já que 45% dos clientes dos principais bancos no Brasil são digitais. Implementou o “Digital Enablement”, a capacidade de colocar o digital como alavanca de transformação. Essa mudança se baseou em três pontos: agências, tecnologias de suporte e integração transparente. As agências funcionando como o apoio para a experiência digital dos clientes, a equipe de TI garantindo as melhores funcionalidades que tornem as operações simples e rápidas, e por fim o fornecimento da mesma experiência em todos os canais de atendimento.
O Banco do Brasil criou “Espaço Conceito Banco do Brasil, no CCBB RJ”. Uma agência que alia atendimento bancário a ambientes de interação, programação cultural e ainda um Café da tradicional Confeitaria Colombo. Em SP, o BB fez parceria com a Bauducco e criou o Espaço Convivência Avenida Paulista, que combina a Casa Bauducco com o atendimento do Banco do Brasil.
Ampliou os meios de atendimento (whatsapp, chat, aplicativo, agência e telefone), criou os Escritórios Digitais por todo o país com gerenciamento de clientes com maturidade digital e busca a todo instante melhorar a experiência desse cliente tão exigente.
Descobrir os anseios dos clientes, conhecer o seu perfil e suas necessidades são pontos cruciais para que o banco possa ser capaz de criar produtos cada vez mais personalizados.
Todas essas ações do banco buscam adequação a esse ambiente de transformação e a tentativa de frear o avanço tão acelerado das fintechs. Ocorre que, essas empresas estão cada vez mais oferecendo serviços gratuitos aos clientes em contrapartida do BB que, a todo instante prima por oferecer a melhor experiência do cliente mas com serviços pagos. A busca por “criar valor” aos seus produtos, e isso ser percebido por esse cliente que não é mais tão fiel quanto antes, é um grande desafio. Os programas de relacionamento e cashbacks são algumas das opções, mas ainda sim perdem quando a questão é custo.
...