A CONTROLADORIA: PRINCIPAIS CONCEITOS
Por: 081.327.224-69 • 23/2/2022 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
3. MARCO TEÓRICO
CONTROLADORIA: PRINCIPAIS CONCEITOS
Conceituar a Controladoria não é uma tarefa fácil, há varias divergências dentre diversos autores sobre o que venha a ser a Controladoria. Araújo (2006, pg. 27) entende que a Controladoria desempenha um importante papel no êxito empresarial, tendo como principal missão a geração de informações para tomada de decisão no âmbito da organização. De acordo com o autor a Controladoria vem a ser um segmento da Administração e que irá fornecer informações para que aquele que a adquira possa tomar decisões.
Para Mosimann e Fisch (1999, pg. 99) a Controladoria é um conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e, principalmente, da Contabilidade que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia. Neste caso, Mosimann e Fisch classificam a Controladoria como o resultado de um conjunto de princípios, procedimentos e métodos provenientes de outras ciências ressaltando a contabilidade e a sua finalidade.
Padoveze (2003 pg. 3) entende que a Controladoria é a utilização da Ciência Contábil em toda a sua plenitude. O autor vê a Controladoria como um processo evolutivo da Contabilidade.
Para Peleias (2002, pg. 16) a Controladoria é o agente aglutinador dos esforços das diversas áreas da empresa no sentido de assegurar a otimização do resultado econômico da organização, ou seja, da eficiência empresarial através de um suporte ao processo de gestão. Neste caso, Peleias tem a Controladoria como um meio de ligação entre as diversas áreas da empresa que busca o crescimento da organização.
Para Benedicto e Leite (2004), a Controladoria pode ser relacionada com um sistema de informações que objetiva auxiliar o processo de tomada de decisões dos gestores, que são responsáveis pela direção e o controle das operações realizadas pela empresa.
A Controladoria é um órgão Administrativo diretamente subordinado à presidência, que necessita para seu bom desempenho dos conhecimentos de várias áreas diferentes tais como Contabilidade, Administração, Economia, Psicologia, Estatística. Matemática, Informática e outras relacionadas com o ramo de atividade da empresa. Conhecimentos estes que não só consideram dados quantitativos, mas também qualitativos (KANITZ, 1976, p. 6).
Pode se observar que não há um conceito geral sobre o que seja a Controladoria e são poucos os autores que tentaram conceitua-la, seja ela um segmento da Administração ou da Contabilidade, seja um conjunto de princípios, seja uma ciência evolutiva , tem a sua importância para com as empresas e será este assunto que será abordando no próximo tópico.
Para TUNG (1972, p. 27) a Controladoria é um órgão de staff, instrumento da administração financeira, que aplica métodos próprios, com base em conjunto de princípios flexíveis, aplicados às todas as atividades da organização, desde o inicio do planejamento até o resultado final.
A Controladoria objetiva o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisão da cúpula, pesquisando e planejando, evidenciando os pontos de estrangulamento presentes e futuros, evitando as reduções nas margens de lucro (TUNG, 1972, p. 28).
Com o aumento da concorrência, novas tecnologias, a maior exigência dos consumidores, entre outros fatores, fez com que as empresas revesse os seus paradigmas para que a mesma possa se adaptar ao novo momento que o mundo se encontra.
Diante desse cenário as entidades devem elaborar um planejamento estratégico adequado que venha atender as necessidades não só dos shareholders (administradores), mas também dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, bancos, e órgãos fiscalizadores).
...