TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEMISSÃO

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

1        DEMISSÃO

Promoções, desenvolvimento ou aposentadorias em uma organização são os objetivos da maioria dos trabalhadores, porém nem todos os planos de carreira e avaliações seguem para estes caminhos e sim em demissão, ou seja, encerramento involuntário do trabalho. Uma importante face no trabalho de qualquer empreendedor é o gerenciamento das demissões. Má conduta, desempenho insatisfatório, insubordinação, falta de qualificações e mudança de requisitos para o trabalho, estão entre os principais motivos para as demissões. Assim como para o empregado a demissão pode ser prejudicial, da mesma forma para o empregador, portanto deve-se, na medida do possível, evita-la ao máximo. (Dessler, 2014).

Além dos fatores pessoais, a motivação da demissão tem sido usada frequentemente por parte das organizações de modo a reduzir postos de trabalho, visando aumentar a competitividade no mercado atual ou tentar fugir de crises financeiras. Este processo tem aumentado o desemprego assim como o tempo que as pessoas permanecem desempregadas além do agravamento de suas condições. (Singer, 2000).

2        MOTIVOS DE DEMISSÃO

        São duas as modalidades para isso: demissão sem justa causa e demissão por justa causa. A primeira é processada quando o empregador não tem mais necessidade da prestação de serviço por parte do empregado. Já a segunda está prevista na CLT, artigo 482. (Dessler, 2014).

Art. 482 (CLT, 2010) - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

a) ato de improbidade;

b) incontinência de conduta ou mau procedimento;

c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;

d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;

e) desídia no desempenho das respectivas funções;

f) embriaguez habitual ou em serviço;

g) violação de segredo da empresa;

h) ato de indisciplina ou de insubordinação;

i) abandono de emprego;

j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

l) prática constante de jogos de azar.

Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.

3        EVITANDO, SE POSSÍVEL, A DEMISSÃO

        Juntamente aos discursos de competitividade, atualmente empreendedores clamam por ética, valores organizacionais, cidadania e responsabilidade sócio-ambienteal. Desta forma a responsabilidade social para com o empregado, vêm à tona quando o assunto é demissão.

        Quando a demissão não é motivada pela empresa, nos casos de reduções ou reestruturações, deve ser passível de avaliação e, se possível, reversão da mesma,  através da exposição do caso para o empregado, através de conversas ou até mesmo medidas disciplinares, evitando assim déficit social para o empregado e, para a empresa, custas e possíveis processos trabalhistas no futuro.

        Espera-se que tal prática não seja apenas um modismo mas que esteja sendo fundamentada e cumprida pelas organizações, motivando a adoção de práticas de responsabilidade social e cidadania organizacional. (Nash, 2001).

4        JUSTIÇA NAS DEMISSÕES

Uma das tarefas mais difíceis que o empreendedor poderá enfrentar no seu trabalho é demitir um funcionário, um vez que, mesmo advertido por diversas vezes no passado, o mesmo pode reagir com dúvidas, crises e até mesmo violência. Para Dessler (2014) a demissão porém, pode ter um carácter mais justo se for conduzida de maneira correta pelo empregador. A comunicação é o mais importante.

4.1         PLANEJE A CONVERSA COM CUIDADO

* nunca informar um empregado por telefone;

* conceder tempo suficiente para a conversa;

* ter preparados os documentos necessários;

* estar disponível por um tempo, em caso de dúvidas ou problemas;

* ter números de telefone de emergências médicas ou seguranças;

4.2        VÁ DIRETO AO PONTO

        * informe sua decisão ao iniciar a conversa;

4.3        DESCREVA A SITUAÇÃO

        * a produção em sua área teve uma queda;

        * a qualidade do trabalho não está de acordo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com