A Escolha da Melhores
Por: vinicio88 • 15/11/2015 • Resenha • 912 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
Vinicio Rogério Fernandes
A ESCOLHA DAS MELHORES
Resenha critica apresentada ao Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis, como requisito para a disciplina de Tecnologia, Qualidade e Meio Ambiente.
Professor: Paulo Roberto Ramos
Florianópolis
2013
SÍNTESE
O processo utilizado para escolher as melhores empresas com responsabilidade social foi realizado, primeiramente, através de inscrições pelas empresas interessadas e posteriormente convidadas a responder a um questionário elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. O questionário foi disponibilizado no Portal Exame (www.exame.com.br), visando detalhar seus compromissos e suas práticas nas dimensões geral, social, econômica e ambiental. Na etapa seguinte, as companhias responderam aproximadamente 140 questões e tiveram seu desempenho avaliado recebendo uma pontuação em cada área, assim, 42 companhias foram classificadas com o melhor desempenho. Dentre essa lista, analisada por um conselho deliberativo independente, 20 empresas foram consideradas empresas-modelo em sustentabilidade.
O guia Exame de Sustentabilidade convocou excelentes profissionais que possuem um conhecimento amplo na área de sustentabilidade para integrar o conselho deliberativo, com o intuito de analisarem quais eram as empresas-modelo que se destacavam em relação à responsabilidade social. O conselho deliberativo é composto pelos seguintes integrantes: Helio Mattar - fundador e editor presidente do Instituto Akato; Heloisa Bedicks - diretora executiva do instituto Brasileiro de governança corporativa (IBGC); Marcelo Sodré - professor de direito do consumidor e de direito ambiental da PUC de São Paulo e Pedro Meloni - economista com atuação no mercado financeiro é consultor do International Finance Corporation (IFC).
Destacou-se das demais a empresa Anglo American, que em 2012, pelo 4° ano consecutivo, levou o título de Empresa Sustentável pelo Guia Exame de Sustentabilidade, haja vista ter investido 2 bilhões de dólares em tecnologias para reduzir o impacto ambiental da operação e também pelo bem sucedido programa de envolvimento da comunidade. Segundo Walter De Simoni, engenheiro presidente da unidade de níquel da Anglo American, a maior preocupação é mostrar para a comunidade da região que o balanço das atividades da empresa pode ser positiva para os dois lados.
Desde 2009 a empresa promove palestras, ministradas pela ONG Agenda Pública, para elaborar um Plano Diretor em conjunto com a comunidade, onde decidem como será aplicado os fundos sociais que a empresa criou para ser investidos em obras de infraestrutura, como por exemplo, construção de hospitais e redes de saneamento básico. A ideia é esclarecer aos moradores acerca de seus direitos e deveres como cidadãos, melhorar as estruturas do poder público e evitar o crescimento desordenado da cidade.
Em parceria com a Care Brasil - organização de fomento ao empreendedorismo, a Anglo American ajuda a fortalecer as atividades comerciais da cidade, a fim de evitar que a região se torne dependente da empresa, pois a exploração do níquel perdura em média 30 a 40 anos.
A empresa investe na redução do impacto de suas atividades no meio ambiente, foram investidos 296 milhões de dólares em filtros e catalisadores que limpam a poeira do ar, em aparelhos para reduzir a emissão de gases, bem como em equipamentos que auxiliam no reaproveitamento dos resíduos. Ressalta-se que, além das reduções no consumo de água e energia, a utilização em larga escala de biomassa como combustível para os fornos diminui em 20% o uso de óleo fóssil.
A Anglo American se destacou com seu desempenho ambiental, pois utiliza 80% da sua produção em processos garantidos por sistemas de gestão ambiental certificados e, ainda, no transporte de produtos e materiais utilizados em suas operações são feitos programas para gerenciar ou reduzir impactos ambientais.
...