A Estratégias de Condução
Por: laine153082 • 6/7/2016 • Projeto de pesquisa • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 256 Visualizações
Introdução
Projeto desenvolvido para a realização de uma ação social no asilo Associação dos Amigos da casa de Abraão. Neste trabalho será feito um projeto para promover saúde e bem estar dos idosos, para um público que muitas vezes são entregues a este tipo de instituição devido há alguns problemas, como: falta de interesse da própria família, velhice, sem cuidados específicos para com o idoso, e também falta de estrutura financeira para com atendimento a esta classe.
Dessa forma, convidamos todos os envolvidos no processo de organização do cuidado aos idosos a repensar o modelo com o propósito de contribuir para a construção de um sistema de saúde mais humano participativo e de qualidade, que contribua efetivamente para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, voltados à promoção do trabalho voluntário para o atendimento de comunidades.
Estratégias de Condução
Nível de detalhes:
Ao Iniciar a elaboração deste projeto, a Universidade Anhanguera Uniderp, inseriu a obrigatoriedade para todos os alunos, de participar de trabalhos voluntários no que denominou Projeto Asilo Associação Casa José Abraão, constituído por atividades interdisciplinar com o objetivo de conscientizar o aluno quanto a realidade social das instituições carentes. Essa iniciativa levou em conta a constatação de que a grande maioria dos estudantes da instituição, por proceder de famílias com nível social mais elevado, não tem a oportunidade de um contato direto com os segmentos menos favorecidos da sociedade.
Atribuindo nos estudantes o desenvolvimento do espírito de solidariedade e compromisso com a sociedade mediante o conhecimento direto da realidade social e a intervenção participativa; o favorecimento da atuação de profissionais de áreas distintas no processo de formação dos estudantes.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Desta forma, o Projeto Comunitário propicia uma experiência de autonomia ao estudante universitário, com o exercício da cidadania e a assunção da responsabilidade de um mundo melhor para todos. Uma sociedade somente será cidadã, explica Kanitz (2001), se houver participação de forma mais pró-ativa do que simplesmente o pagamento de impostos. O Projeto Comunitário realiza ainda, uma perfeita articulação entre ensino, pesquisa e extensão, ao acolher o desenvolvimento de atividades interdisciplinares executadas por estudantes e seus professores em integração com diferentes segmentos da comunidade.
O tempo de permanência dos idosos na Associação José Abraão, varia geralmente, desde meses a mais de dez anos, sendo o dado de maior prevalência entre 1 a 5 anos. Podemos constatar que 12,12% dos idosos permanecem institucionalizados há mais de 10 anos, o que favorece sua exclusão social do ponto de vista citadino. Nesses casos, mesmo que a instituição atenda às necessidades assistenciais do idoso, o asilo não se apresenta como sendo o ambiente mais adequado para que eles envelheçam em pleno convívio social, incluindo cidadania, pois se tornam limitados ao convívio entre si, não participando da sociedade em sua totalidade política, produtiva e cultural.
Quanto à comunicação, de imediato notamos a grande simplicidade com que a maioria dos idosos entrevistados se comunicam. Os idosos colaboraram alegremente conosco para a obtenção das informações de que carecíamos em nossa visita.
Estimação de tempo:
As tarefas definidas à partir do escopo, é necessário estipular a duração de cada uma, fazer uma estimativa de tempo com quem está escalado para execução do trabalho. Sendo essa pessoa a responsável por informar o tempo e estará se comprometendo com um prazo para a sua execução.
No quadro temos atividades que representam as linhas gerais de um projeto, além de saber o que deve ser feito.
Atividades Tempo Estimado (Em minutos)
Otimista Mais provável Pessimista Esperado
Corte de cabelo 10 20
30 17
Tintura no Cabelo 30 40 60 45
Pintura nas unhas 15 20 30 25
Atividade Física
Massagem
Maquiagem
Dança
Entrega das Doações
Lanche
Atribuição de tarefas e responsabilidade
Realização de atividades educativas, realizadas pelos alunos do curso de administração, visando garantir uma boa assistência ao idoso, estimular sua autonomia e favorecer o autocuidado através do conhecimento sobre sua saúde, bem como a capacitação dos cuidadores.
Proporcionar aos moradores do lar, conforto, distração, satisfação tanto para quem vai praticar quanto para quem é beneficiado com a ação.
Consideramos que envelhecer é um processo delicado e doloroso, dessa maneira pensamos que a realização de um dia de lazer, bem estar, cultura e cuidados de beleza, seria importante, no sentido deles terem ou não contato com suas famílias
Identificação de interfaces e eventos
Propiciar a aproximação da família, responsável e ou comunidade.
Co responsabilizar o responsável pelo idoso ao acompanhamento durante os períodos de hospitalização.
Contribuir com a qualidade dos serviços prestados aos idosos.
Oportunizar aos idosos a busca de melhora das suas condições físicas, psicológicas e sociais. Através da adesão a um estilo de vida saudável, capacitação para o auto-cuidado e gerenciamento de suas principais doenças, adaptação às incapacidades funcionais, orientação em relação às possibilidades de suporte social e reconhecimento da importância da sociabilidade, afetividade e espiritualidade nesta fase da vida.
Criar condições para que o idoso não seja desprezado, mas que seja lembrado sempre, principalmente por ser uma pessoa, um ser que necessita de muitas atenções, particularmente devido ao seu aprendizado e sabedoria, as quais tentaríamos de todos os meios viáveiss e legais passar as pessoas que os queiram escutar.
...