A GLOBALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Por: Bruno Bulnes • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.375 Palavras (10 Páginas) • 277 Visualizações
FATEC - GESTÃO EMPRESARIAL
BRUNO CÉSAR BULNES
CRISLAN LONARO SOUZA
GUILHERME GABRIEL DE OLIVEIRA FREIRE
JEAN CARLO ANTUNES CANOVAS
MARIO INACIO XAVIER
GLOBALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
TÉCNICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE VALORES SUSTENTÁVEIS
Projeto Interdisciplinar II
Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso Gestão Empresarial como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Empresarial.
Orientadora: Profª. Sueli Medeiros Nanni
Guarulhos
2018
Sumário
Quadro-Resumo 3
Introdução 3
Desenvolvimento 5
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
Quadro-Resumo
Questão Específica |
Globalização e Sustentabilidade, levantamento de técnicas e análise do status-quo para implantação de valores sustentáveis nas empresas. |
Justificativa |
Transformar as organizações em locais que respeitam os limites ambientais, juntamente no cumprimento dos desejos e necessidades sociais, tornou-se um interessante caminho para inovação na estratégia, na criação e na fabricação, oferecendo grandes oportunidades de competir e de se adaptar a um mundo em rápida evolução. |
Leituras Complementares |
GODINHO, R. Nunca na Solidão. Editora: UNO, 2016. RIFKIN, J. Sociedade com Custo Marginal Zero. Editora: M.Books, 2015. SCHUMACHER, E.F. O Negócio é Ser Pequeno. Editora: Guanabara, 1983. |
Introdução
"A noção de sustentabilidade tem duas origens. A primeira, na biologia, por meio da ecologia. Refere-se à capacidade de recuperação e reprodução dos ecossistemas (resiliência) em face de agressões antrópicas (uso abusivo de recursos naturais) ou naturais. A segunda, na economia, como adjetivo do desenvolvimento, em face da percepção crescente ao longo do século XX de que o padrão de produção e consumo em expansão no mundo, [...] não tem possibilidade de perdurar", NASCIMENTO (2012).
De acordo com GORE (2006), "[...] o tema sustentabilidade tem apresentado crescente interesse entre pesquisadores acadêmicos. Sua importância se deve principalmente à atenção despertada face às mudanças climáticas causadas pela ação predatória do homem no meio ambiente causando uma emergência planetária. Finalmente se reconhece o preço de fatores como o meio ambiente, o impacto sobre as comunidades e a longevidade dos funcionários, o que pode significar uma visão mais ampla de sustentar a lucratividade da empresa ao longo do tempo".
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, com uma demanda da humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passa desde a segunda metade do século XX. Esse conceito foi firmado na Agenda 21, documento desenvolvido na Conferência Rio 92, e incorporado em outras agendas mundiais de desenvolvimento de direitos humanos.
SAVITIZ e WEBER (2007) afirmam que "a empresa sustentável é aquela que além de gerar lucro para os acionistas, protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas como quem mantém interações". "Aceita-se, portando, que tal conceito está calcado sobre os seguintes pressupostos: sustentabilidade econômica (gerar lucros), sustentabilidade ambiental (proteger o meio ambiente) e sustentabilidade social (melhorar a vida dos cidadãos)", SANT'ANNA (2013).
O estilo de exploração atualmente praticado para a utilização dos diversos recursos disponíveis é linear, e não se pode ministrar esse sistema em um planeta com recursos finitos, portanto, é preciso uma maior responsabilidade por parte das empresas, governos e pessoas, pois o consumo exagerado, característico de nossa sociedade, são as principais causas desse desenvolvimento equivocado.
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o modo de implementação das diferentes faces da sustentabilidade, e como essas dimensões são gerenciadas pelos novos modelos de organização. Além disso, destacam-se os seguintes objetivos específicos:
- Levantar informações sobre o status-quo do tema sustentabilidade dentro das organizações, tanto nos novos modelos de negócios quanto nos mais tradicionais.
- Comparar as implementações das áreas de sustentabilidade pelas empresas.
- Descrever os efeitos da adoção da sustentabilidade como um caminho de negócio.
- Refletir sobre o caminho que a sustentabilidade está traçando para as corporações.
Para alcançar esses objetivos, o método de trabalho consistirá em análise sistemática de diversas organizações por meio de materiais fornecidos pelas mesmas, bem por meio de relatórios de consultorias especialidades. Além disso, serão levantadas informações, disponíveis em bibliografia específica, sobre técnicas e procedimentos necessários para a implantação dos diversos itens que compõem uma empresa sustentável.
Desenvolvimento
"O desenvolvimento sustentável é entendido como aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem às suas. Esta definição permite equacionar os interesses de conservação ambiental e de melhoria da qualidade de vida humana. Trata-se do critério pelo qual a atuação humana no meio ambiente deve ser avaliada", CMMAD (1988).
De acordo com IBGC (2007), "Da perspectiva da empresa a viabilidade econômico-financeira é vital, sem a qual não sobrevive. Entretanto, tem-se tornado imperioso para a qualidade do seu desempenho buscar seu alinhamento com uma visão de sustentabilidade de sentido ampliado".
A sociedade está tomando consciência da importância do crescimento inteligente e integrado com o meio ambiente e, com isso, pressionando as organizações a se posicionarem perante as ações de sustentabilidade empresarial. Tanto as organizações privadas quanto as públicas precisam tornar claros e transparentes seus projetos de sustentabilidade, para que os mesmos tragam credibilidade empresarial e mostrem que elas estão engajadas nessas ações sustentáveis.
...