A História Na Administração
Por: A123pd • 17/10/2021 • Monografia • 594 Palavras (3 Páginas) • 97 Visualizações
Tudo teve início quendo Calisto Tanzi de 22 anos perdeu o seu pai e teve que dar continuidade ao negócio da fábrica de presuntos da família. Mas em 1961 decidiu inovar e investir no mercado do leite abrindo em Parma sua cidade natal uma pequena fabrica de pasteurização, assim nascendo a marca Parmalat.
A grande diferença da nova empresa, além da qualidade indiscutível do leite, estava na embalagem. As embalagens da sueca Tetra Pak, pois eram bem mais higiênicas e seguras, no início a empresa começou por comercializar o leite em caixas com formatos piramidais, estampando o nome Parmalat. Como as novas embalagens conservavam o leite por muito mais tempo, rapidamente a Parmalat tornou-se um sucesso na Itália.
No ano seguinte de 1962 a empresa começou a comercializar o seu produto nas típicas embalagens em formato de paralelepípedo. Em 1964 foi lançado o leite “Latte Vita C” (leite enriquecido com vitamina C) logo no ano seguinte foi introduzido no mercado o leite longa vida, com duração de 6 meses sem perda de propriedades. O leite UHT conduziu a empresa a um pleno sucesso comercial, tornando-se o “core business” da Parmalat.
A empresa nos anos 70 fica marcada pelo grande investimento em marketing e publicidade, com a associação da marca Parmalat à Fórmula 1, iniciando em 1976 uma longa parceria com a equipa Brabham e também no futebol foi especialmente importante com o patrocínio de clubes de futebol como Parma, nessa altura a empresa italiana ganham grande visibilidade a uma escala mundial. Foi também em 1979 que a marca começou a utilizar uma flor estilizando a sua entidade visual.
Mais tarde na década de 80 a marca italiana entrou no mercado americano nomeadamente em 1982, com a marca de molho de tomate POMI, dando assim inicio a uma ascensão internacional num dos mercados mais consumidores do mundo. A Parmalat até aos anos 70 tinha uma cota interna de produtos lácteos de 80%. Entretanto nos anos 80 a Parmalat começou por diversificar os seus produtos alimentares, fazendo o investimento nos sumos de fruta natural surgindo assim a Santal.
A década de 90 foi marcada pela grande expansão internacional da marca, especialmente fora dos países europeus, onde a Parmalat tinha uma imagem extremamente consolidada.
No início dos anos 2000, a marca tinha uma nova estrela nas suas campanhas publicitárias era ele Ronaldinho Gaucho jogador na altura do Inter de Milão, sendo ele já uma estrela dentro de campo veio gerar uma maior visibilidade a marca italiana Parmalat. No entanto em 2003 a empresa viu-se envolvida num dos maires escândalos de desvio de dinheiro na Europa cerca de 20 biliões de dólares (17.24 biliões de euros). No entanto o processo de recuperação judicial foi um processo que causou muitas incertezas o que fez com que a marca perdera muito mercado. Tendo sido o seu fundador Calisto Tanzi preso, o seu cargo foi assumido por Enrico Bondi que deu início a ações judiciais contra algumas instituições financeiras e empresas como a Deloitte que outrora tinham sido parceiras e beneficiárias da maior fraude financeira de todos os tempos.
Apesar das dificuldades em outubro de 2005 foi fundada a nova empresa Parmalat S.P.A que passa explorar os direitos da Parmalat, depois de uma vasta restruturação interna e a aposta em novos segmentos de produtos e com a recuperação dos mercados com o segmento do leite de longa-vida, entrando
...