A Implementação De Uma Loja De Roupas Femininas
Por: 150320044578 • 9/8/2024 • Artigo • 9.762 Palavras (40 Páginas) • 53 Visualizações
REPAE – Revista Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia
Volume 6, número 1 – 2020
ISSN: 2447-6129
Editor Científico: Alessandro Marco Rosini
Avaliação: Melhores práticas editoriais da ANPAD
ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA LOJA DE ROUPAS FEMININAS
Michele Cristina Gomes, Faculdade CNEC Unaí, michellelara.cristina@hotmail.com
Gevair Campos, Faculdade CNEC Unaí, javas1989@gmail.com
RESUMO
O empreendedorismo tem crescido no país, porém o número de empreendedores que fecham os seus negócios nos primeiros anos tem sido recorrentes, principalmente por estarem empreendendo por necessidade, e que em muitos casos, não se busca informações a respeito do mercado. Diante de tal fato, objetivou-se identificar a viabilidade de abertura de uma loja de roupas femininas na cidade de Buritis-MG, assim buscando realizar um empreendedorismo por oportunidade. A pesquisa foi caracterizada como descritiva, exploratória, bibliográfica, método observacional e com natureza quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados, foi utilizada uma pesquisa de mercado para identificar quais as demandas do público alvo e para subsidiar a realização de um planejamento econômico financeiro do empreendimento. As análises apontaram para a viabilidade do negócio, com prazo de retorno do investimento e indicadores de rentabilidade e lucratividade favoráveis à implementação do negócio.
Palavras-chave: Viabilidade, Análise financeira, Empreendedorismo, Roupas femininas.
Data de recebimento: 24/03/2019 Data do aceite de publicação: 15/06/2020 Data da publicação: 30/06/2020
ECONOMIC-FINANCIAL ANALYSIS FOR THE IMPLEMENTATION OF A WOMEN'S CLOTHING STORE
Michele Cristina Gomes, Faculdade CNEC Unaí, michellelara.cristina@hotmail.com
Gevair Campos, Faculdade CNEC Unaí, javas1989@gmail.com
ABSTRACT
The entrepreneurship has grown in the country, however the number of entrepreneurs that close down their business in the first years have been recurrent, specially when launching business out of necessity, in a lot of cases, entrepreneurs don't look for information about market demands. Faced with this fact, the objective was to identify whether it would be feasible to open a women's clothing store in the city of BuritisMG, thus seeking entrepreneurship for opportunity. The research was characterized as descriptive, exploratory, bibliographic, observational method and with quantitative and qualitative nature. For the data collection, a market research was used to identify the demands of the target public and to subsidize the accomplishment of a financial economic planning of the company. The analyzes pointed to the viability of the business, with a return on investment period and indicators of profitability favorable to the implementation of the business. Keywords: Viability, Financial analyses, Entrepreneurship, Women's clothing.
INTRODUÇÃO
A taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior dos últimos 14 anos. Em 2015 a taxa de empreendedores chegou a 39% da população adulta, ou seja, dois em cada cinco brasileiros naquele ano já tinham um negócio ou estavam realizando alguma ação para a abertura de um, segundo a pesquisa Empreendedorismo no Brasil (GEM, 2015).
O aumento no número de empreendedores no Brasil está diretamente relacionado ao desemprego e à necessidade de aumentar a renda familiar, diante do atual cenário político e econômico no país. Além desses fatores também são fortes influenciadores o desejo pela independência, a determinação do próprio horário de trabalho e/ou necessidade financeira.
O número de empreendedores por necessidades, que são aquelas pessoas que investem em um negócio devido ao fator necessidade, tem aumentado nos últimos tempos, se comparado ao número de empreendedores por oportunidade, que são aquelas pessoas que abrem um negócio por terem percebido uma oportunidade no mercado (SOUZA, 2014).
Em muitos casos, esses empreendedores por necessidades tendem a fechar seus negócios rapidamente, por terem pouco tempo para reunir um conjunto de competências e informações. Tais pessoas geralmente possuem pouca experiência no ramo, pouco tempo para o planejamento e controle ineficaz de receitas e despesas além do fato de não haver investimento suficiente na capacitação de mão de obra. Outro agravante é que muitas vezes seus produtos e serviços se equiparam aos existentes. Mas isso não quer dizer que as empresas abertas por oportunidades também não venham a fechar. Se as empresas de um modo geral não se mantiverem atualizadas e não procurarem renovar seus conhecimentos na área, não conseguirão se manter no mercado, que tem se mostrado cada vez mais competitivo e mutável.
Em contrapartida, as empresas abertas por oportunidades, diante da possibilidade de expansão e/ou abertura de um novo negócio, podem conhecer previamente o mercado de atuação e o público alvo para planejar melhor suas ações, minimizando riscos através de estudos de viabilidade financeira, por meio da criação de um plano de negócio.
O plano de negócio trata-se de uma ferramenta que permite o direcionamento do empreendimento. Através dele que se define o ramo, público alvo, quem serão seus fornecedores, concorrentes, quais produtos e serviços serão ofertados, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, estruturação, formas de acesso ao cliente e valores referentes ao investimento total do empreendimento (SEBRAE, 2016).
O setor financeiro de uma empresa se equipara a um coração humano,
...