A Inovação
Por: felipevalim2012 • 9/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 140 Visualizações
INOVAÇÃO
Um termo muito comentado atualmente, só que temos que ter cuidado no seu entendimento e significado. As vezes uma pessoa busca por inovação, pode ser um degrau do sucesso ao fracasso pra alguém que não conhece e não sabe aplicá-la, não entendendo o seu significado.
Em nosso dicionário encontramos a seguinte definição:
Inovação: ato ou efeito de inovar
Inovar: produzir ou tornar algo novo, renovar, restaurar
Há uma confusão quando dissemos que inovação quando dissemos que sobre o tema se resume em criar algo novo, que nunca foi criado antes, podendo citar exemplos disso como: Graham Bell, Thomas Edson, Tesla e Einstein – o certo é que toda invenção ou criação passou pelo processo de vontade, mentalidade, conhecimento, informação e concepção.
Inovar é novidades, colocar idéias novas em prática, quando essas idéias representam uma novidade para o mercado, uma empresa que inova acaba-se tornando mais competitiva nos mercados internos e externos, resultando em maiores lucros, pois poderá aumentar seus investimentos, melhorando suas exportações.
Segundo Roberto Nicolsky (2004), a inovação destina-se a dar mais competitividade a uma tecnologia, ou descoberta tecnológica, de um produto ou processo, ampliando a sua parcela de mercado e, assim, agregando valor econômico e lucratividade.
Quanto mais a empresa inovar, mais competitiva ela se tornará e terá maiores lucros, pois a empresa poderá investir no mercado interno e externo, melhorando suas exportações.
No mundo dos negócios, inovar significa: desenvolvimento e introdução de novidade. A empresa deve inovar em tecnologia para se tornar competitiva e aumentar seu lucro. As inovações surgem a todo instante, por isso as empresas devem ter percepção para inovar no momento certo.
Veículos guiados automaticamente, reaproveitamento de recursos pluviais e créditos de carbono são inovações que conquistam novos adeptos a cada dia. A Lei da inovação da tecnologia surgiu para dar apoio ao desenvolvimento tecnológico. Este trabalho procura explicar a importância da inovação da tecnologia para as empresas, pessoas e ambiente, e procura entender o porquê é necessário inovar.
Pode se dizer também que é uma alteração no andamento regular das coisas, algo diferente que gera resultado para a empresa. Uma nova receita. Mais que novos produtos, uma estratégia de sobrevivência e competitividade. A empresa com cultura de inovação, possui ambiente propício para geração de idéias, transformação das idéias em projetos e estes projetos em resultados.
Uma grande idéia pode ser inovadora, mais não é o suficiente para manter uma empresa no topo, temos por exemplo a Kodak, empresa fundada pelo inventor do filme fotográfico, empresa que acabou fechando as portas.
Se inovação, não é uma invenção, mas podendo ser uma mudança em qualquer setor da empresa que gere lucros e resultados, mas para ser inovadora a organização não tem que ser o próximo Uber ou Netflix, mas tem que olhar para os seus negócios com uma nova ótica e transformar atividades, exatamente.
A oportunidade de inovar pode estar em diversas áreas do seu negócio, seja na distribuição, recursos humanos e em outras divisões da organização, onde é possível criar valor para o cliente, através da inovação de velhas práticas.
Sabendo de isso por onde começar, onde a inovação irá gerar mais impacto na vida dos clientes e uma nova receita para a empresa? Fazendo um raio-x para encontrar os pontos críticos e ter a visualização do ponto de partida.
Tipos de Inovação:
CORE OU CENTRAL – fazer pequenas melhorias continuas no produto, Microsoft melhorando suas versões do Windows, estar constantemente melhorando os seus produtos, é um tipo de inovação mais simples e menos arriscada.
ADJACENTE – é um pouco mais arriscada, indo além dos clientes dos produtos que existem hoje, citando como exemplo, o Facebook, que acabou criando o Messenger, entrou no mercado de meios de pagamento (disponível nos EUA), e a Apple que é bem estabelecida no mercado de computadores, mais resolveu entrar no mercado de entretenimento e televisão com a Apple TV.
Nesse tipo de inovação, penso quais as competências que tenho hoje na minha organização e como posso utilizá-las para entrar num novo tipo de mercado e de produto absorvendo essas competências da minha organização, atendendo novos tipos de clientes ou criando novos produtos, o risco é bem mais alto, tornando melhor, inovando, os produtos no mercado que e empresa está bem estabelecida. Um outro exemplo para esse tipo de inovação foi a Google.
DISRUPTIVA – cria um mercado completamente novo, mudando as regras do jogo, exemplo a Apple no mercado de telefones disputando com a Black Berry e a Nokia (empresas gigantes na época). Pouco tempo depois a Apple, com as inovações que fez, foi dominando e tomando todo esse tipo de mercado, em poucos anos a Apple tinha mais de 90% do lucro desse mercado de dispositivos móveis. Outro ótimo exemplo é a Netflix, recordando ainda das locadoras, um modelo de negócio como funcionava, quando aparece a Netflix com uma maneira totalmente inovadora e acessível ao consumidor, mudando as regras do jogo e reinventando o mercado de uma maneira muito inovadora, e definida como disruptiva, pois quebra os paradigmas e é muito difícil conseguir criar uma inovação disruptiva no mercado que já atua.
INOVAÇÃO TECNOLOGICA
O processo de inovação tecnológica consiste em diversas séries necessárias para a implantação de melhorias ou desenvolvimento em um novo processo produtivo, produto ou serviço.
Existem duas correntes sobre a origem das inovações tecnológicas. Uma defende que o impulso tecnológico (Technological Push) vem dos setores de pesquisa e desenvolvimento científico, sem fins comerciais e a outra (Market Pull), mais aceita atualmente, afirma que são as necessidades do mercado que instigam as empresas a desenvolverem novas tecnologias que satisfaçam as demandas dos consumidores e empresas.
Nesta postagem, vamos analisar o processo de inovação tecnológica voltado para o atendimento das necessidades do mercado e como ele se aplica nas empresas.
As 8 etapas do processo de inovação tecnológica
1- Pesquisa básica
A pesquisa básica é aquela fase do processo de inovação tecnológica que só ocorre em grandes empresas, geralmente do ramo farmacêutico, energético e de tecnologia da informação, que mantém departamentos de pesquisa e desenvolvimento continuamente se mantendo atualizados sobre o estado da arte das tecnologias que mais impactam suas organizações.
...