TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet das Coisas Tecnologia da informação Conectividade Comunicação.

Por:   •  3/5/2023  •  Artigo  •  5.667 Palavras (23 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 23

A INDÚSTRIA 4.0 NO BRASIL

RESUMO

Há a expectativa dos respaldadores da indústria 4.0 que esta contribua com elementares aprimoramentos nos processos industriais alusivos à engenharia, fabricação, cadeia de abastecimento, uso de materiais e gerenciamento do ciclo de vida, de maneira que a utilização de tecnologias novas para propiciar a integração entre ser humano e máquinas é importante, liberando o indivíduo da realização de procederes repetitivos. O objetivo geral desta pesquisa foi apresentar os aspectos da Indústria 4.0 na atualidade. Os objetivos específicos foram contextualizar a Indústria 4.0, discorrer a respeito do cenário brasileiro com a Indústria 4.0 e demonstrar a associação entre a Indústria 4.0 e a internet das coisas.         O método de abordagem utilizado foi uma suplementação entre o quantitativo e o qualitativo, conforme metodologia descrita em Gil (2010), Richardson (2011) e Severino (2011), os quais foram os autores nos quais inspirou-se a orientação para elaboração desta pesquisa.  Concluiu-se que entre os desafios elementares para a obtenção da industrialização plena, encontra-se a tradição das empresas familiares, a carência da mão de obra qualificada e o elevado custo dos equipamentos. Tais empecilhos são passíveis de desconstituição através da implementação de programas governamentais de conscientização, no sentido de que as indústrias modernizem-se, com vistas a manter a competitividade perante a concorrência internacional.

Palavras chave: Indústria 4.0. Internet das Coisas. Tecnologia da informação. Conectividade Comunicação.

ABSTRACT

Industry 4.0 supporters are expected to contribute to elementary improvements in industrial processes related to engineering, manufacturing, supply chain, materials use and life cycle management, so that the use of new technologies to enable integration between Human being and machines is important, freeing the individual from performing repetitive procedures. The general objective of this research was to present the aspects of Industry 4.0 today. The specific objectives were to contextualize Industry 4.0, discuss the Brazilian scenario with Industry 4.0 and demonstrate the association between Industry 4.0 and the internet of things. The approach method used was a supplementation between quantitative and qualitative, according to the methodology described in Gil (2010), Richardson (2011) and Severino (2011), who were the authors who were inspired by the orientation for the elaboration of this research. . It was concluded that among the elementary challenges to achieve full industrialization are the tradition of family businesses, the lack of skilled labor and the high cost of equipment. Such obstacles can be deconstituted through the implementation of government awareness programs, in the sense that industries are modernizing in order to maintain competitiveness in the face of international competition.

Keywords: Industry 4.0. Internet of Things. Information Technology. Connectivity Communication.

INTRODUÇÃO

        O vocábulo "Indústria 4.0" passou a ser amplamente empregado a partir do ano de 2011, com a implementação da iniciativa que era designada pelo mesmo termo, consistindo em uma associação de representantes do âmbito organizacional, acadêmico e político, o qual deu respaldo ao conceito tal qual uma abordagem capaz de consolidar a competitividade industrial da manufatura na Alemanha.

        Em tal realidade, as revoluções industriais particionaram em quatro estágios, em conformidade com as implicações ocasionadas nos meios de produção em vigor. A primeira etapa consistiu na inserção de métodos mecanicistas, que se deu a partir da segunda metade do século XVIII, ampliando-se no decurso do século seguinte. Nos anos de 1870, a estruturação do trabalho e a energia elétrica conduziram a indústria manufatureira à segunda revolução industrial; cem anos depois, vislumbrou-se a terceira revolução industrial, nominada "A revolução digital", com ampla utilização da tecnologia da informação e da eletrônica avançada, ocorrendo o desenvolvimento dos processos automatizados de processos e produção. Finalmente, a quarta revolução tem início por vias da solidificação de mecanismos de tecnologia da informação, uso de simulações, associando um padrão virtual da planta com a planta em si, a utilização das nuvens virtuais de armazenamento e o aperfeiçoamento dos sensores, assim como conectividade sobrepujante aos Controladores Lógicos Programáveis (PLC).

        Há a expectativa dos respaldadores da indústria 4.0 que esta contribua com elementares aprimoramentos nos processos industriais alusivos à engenharia, fabricação, cadeia de abastecimento, uso de materiais e gerenciamento do ciclo de vida, de maneira que a utilização de tecnologias novas para propiciar a integração entre ser humano e máquinas é importante, liberando o indivíduo da realização de procederes repetitivos, passando este a preocupar-se com os planos de produção, ao passo que as máquinas passam a usar os dados oriundos da própria planta, ajustando-se e resistindo a falhas e carência dos suprimentos, assim como dando resolutividade a eventuais eventos interruptivos que demandam de procederes interventivos do ser humano.

        Desta maneira, o objetivo geral desta pesquisa foi apresentar os aspectos da Indústria 4.0 na atualidade. Os objetivos específicos foram contextualizar a Indústria 4.0, discorrer a respeito do cenário brasileiro com a Indústria 4.0 e demonstrar a associação entre a Indústria 4.0 e a internet das coisas.

        A respeito da metodologia, conforme Severino (2011, p. 123), afirma, acerca da pesquisa exploratória, “é uma preparação para a pesquisa explicativa”, ou seja, este tipo de pesquisa almeja revelar dados acerca de um objeto, com campo de trabalho restrito, observando-se como se dá a pronúncia deste elemento. Por isso, efetuou-se uma revisão bibliográfica (publicações em revistas científicas, artigos, monografias e dissertações), alusivos à Indústria 4.0, suas origens e sua presença na sociedade atual.

        O método de abordagem utilizado foi uma suplementação entre o quantitativo e o qualitativo, conforme metodologia descrita em Gil (2010), Richardson (2011) e Severino (2011), os quais foram os autores nos quais inspirou-se a orientação para elaboração desta pesquisa.

        A pesquisa acerca da temática de interesse foi levantada por meio da busca na internet em periódicos científicos, livros e repositórios de universidades, com a uso das seguintes palavras chave: Indústria 4.0, Internet das Coisas, Tecnologia da informação, conectividade e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (357.3 Kb)   docx (241.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com