TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

As organizações apropriam-se de propagandas televisivas ou anúncios localizados em diversos lugares da cidade, para chamarem a atenção de consumidores, stekholders, entre outros, para conseguirem lucros através da associação que esses públicos fazem referente às marcas expostas, levando benefícios principalmente para os donos de empresas. Esse exemplo se refere a uma corporação que é o tema abordado pelo documentário, que fala principalmente da influência e dos impactos causados à sociedade.

Ao assistir o documentário em uma perspectiva de mergulhador, podemos analisar através das entrevistas realizadas com diretores executivos e outras pessoas com cargos de alta importância das empresas, que as Corporações são grandes organizações que atuam no mercado oferecendo produtos ou serviços para a nossa sociedade, fazendo com que acreditemos que é para melhorar a nossa qualidade de vida, como foi relatada no documentário a corporação refere se a grupos de organizações lideradas por pessoas com o mesmo interesse, essas pessoas estão se comportando de maneira agressiva e diante de tantas mudanças a tecnologia faz das grandes organizações uma corporação predominante e moderna da qual hoje esta mais preocupada com o que vem acontecendo com o meio ambiente e com o que as pessoas produzem.

Somos empreendedores capazes de ir muito mais além da destruição precisamos de uma total mudança de mentalidade, uma mudança de paradigma, pois deixar de ser individualista e passar a agir como uma corporação forte, com mentes pensantes, formadora e construtora de idéia.

2 A CORPORAÇÃO

Algumas décadas atrás o homem não se importava com o que ele fazia as suas causas e como afetaria e a quem afetaria o importante para eles era simplesmente o lucro, em alguns países mostram a grande realidade de onde realmente vêm alguns desses lucros, pessoas oprimidas e obrigadas a exercerem longas jornadas de horários de trabalho, crianças que não tem direito a uma educação nem alimentação saudável, mão de obra barata, as fábricas eram clandestinas as pessoas viviam em uma sociedade pobre precária e sem valor.

Dando continuidade a essa questão da responsabilidade social, tem o trabalho escravo e infantil realizado por algumas empresas citadas no vídeo, que acarretam traumas para a vida das crianças, causando danos no desenvolvimento, personalidade e concepção do que é trabalho e da vida que elas irão seguir. Em alguns momentos do documentário, empresários falam de maneira positiva sobre o mundo dos negócios, e até há uma contradição. Tem a seguinte frase: “Funcionários trabalham em grupo com objetivos, e o principal é levar lucros crescentes de forma legal e sustentável para a empresa”. Realmente é sustentável e legal, porém apenas para a empresa. Daí surge uma contradição, como uma empresa trabalha com legalidade se o lema das corporações é lucrar a qualquer custo?

Como a empresa se preocupa com a sustentabilidade criando produtos que possuem agrotóxicos e antibióticos que fazem mal a animais e que prejudicam a vida das pessoas que consomem o produto derivado desses animais? Na verdade, o que realmente importa é o que faz bem a organização. Os desfavorecidos que se encontrava em situações de miséria eram escravizados de forma desumanos para ter o mínimo de alimento e para as mentes lucrativas, encontrar famílias nessas condições era um convite para aumentar sua riqueza.

Do ponto de vista ético, isso é inaceitável, pois as organizações devem buscar se comprometer a trabalhar de forma correta, é desleal uma pessoa trabalhar e ganhar apenas centavos para sobreviver. As empresas achavam que as criações de novos produtos eram para garantir uma vida melhor, no entanto tudo aquilo destruía a natureza elas não se preocupavam com a RSE (Responsabilidade social empresarial) a falta de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento não ético contribuiu para o descaso na qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, surgindo uma epidemia de câncer e outras doenças. As empresas não pensavam em questões morais quando se tratava dos efeitos sobre o meio ambiente. Mas acabou pagando milhões de multas por todos os danos causados á saúde humana.

A corporação tem um poder extraordinário em nossas vidas e nós somos os responsáveis pelas coisas que acontece, somos construtores de uma tecnologia poderosa que poderia ser usada para o bem e fazemos delas uma arma, uma arma tecnológica exterminadora capaz de matar as florestas e os homens, nós matamos simplesmente porque o lucro é o que parece ser o mais importante. Devastamos tudo que encontramos só pelo prazer de sustentar nossos interesses, passamos por cima da ética, da moral e dos valos que constrói uma sociedade mais justa, mais humana capaz de preocupar em defender o que é indefesso para nosso bem contra nos mesmo e transformamos essa sociedade em uma sociedade individualista incapaz de respeitar, de amar, compreender o outro e suas necessidades. Através dessas análises podemos observar que a maioria dessas empresas sequer se preocupa com a ética empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com