A Lei de Gauss
Por: SOS Solucionandoproblemas • 26/10/2018 • Artigo • 602 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: ELETROMAGNETISMO
PROFESSOR: HUMBERTO
Eduardo Silva da Costa RA: 172583911043
Fábio da Cunha Cardoso RA: 171964711043
NITERÓI
2018
Lei de Gauss
Conforme estudado foi verificado que a lei de gauss estabelece uma relação direta entre o fluxo do campo elétrico através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície.
A lei de Gauss é válida para qualquer situação, com campo uniforme, ou não, e para qualquer tipo de superfície fechada, também denominada superfície Gaussiana. Todavia, para ser operacionalmente útil ela deve ser usada apenas em determinadas circunstâncias. Uma circunstância favorável ocorre quando a superfície Gaussiana é tal que o produto escalar entre o campo e o vetor superfície é facilmente obtido. Isso é sempre possível quando a distribuição de cargas apresenta alta simetria. Existem três tipos de simetrias que facilitam o uso da lei de Gauss, o de simetria planar, o de simetria cilíndrica e o de simetria esférica.
Fluxo Elétrico
O fluxo ΦE de um campo vetorial E constante perpendicular a uma superfície A é definido como ΦE = EA. O fluxo mede o quanto o campo atravessa a superfície. Mede densidade de linhas de campo como mostrado na figura abaixo:
[pic 2]
O fluxo ΦE de E constante formando um ângulo θ com A ´e definido como ΦE = EA cos θ = E · A
O fluxo elétrico mede o quanto a componente perpendicular do campo, i.e. E cos θ, atravessa a superfície A. Ou, similarmente, o quanto o campo E atravessa a componente normal da área, i.e. A cos θ.
[pic 3]
Como bem define a lei de Gauss, o campo é uma propriedade do espaço, definido na equação:
[pic 4]
Objetivo
Com o objetivo de correlacionar a lei de Gauss, deverá ser observado alguns aspectos dos para-raios e entender o porquê de suas formas geométricas e justifica-las com a lei de Gauss.
Serão apresentados os dois principais tipos de para-raios, que são os do tipo Franklin e o do tipo Gaiola de Faraday.
- Para raios do tipo Franklin:
[pic 5]
Tem formato pontiagudo pois como mostrado na lei de Gauss, o campo elétrico é presente na superfície, sabendo que este para raios está aterrado, tomando o mesmo potencial da terra, em caso de uma descarga elétrica, além do para raios ser instalado no ponto mais alto da estrutura a que se busca proteger, devido a seu formato a carga ficará acumulada no ponto mais agudo conforme mostrado a imagem abaixo:
[pic 6]
Com este formato e ponto estratégico de instalação fica mais fácil a curso da descarga atmosférica, como é sabido através da lei de Ohm, a eletricidade busca o caminho mais fácil para fluir, se tornando um excelente tipo de proteção para descargas atmosféricas. Sendo um dos mais utilizados no mundo.
- Para Raios Tipo Gaiola de Faraday:
Este tipo utiliza como o do tipo Franklin uma haste pontiaguda conectada por cabos formando uma “grade” (gaiola), e conectada em aterramentos dimensionados de acordo com cada caso e estrutura a que se busca proteger. Veja imagem abaixo:
...