A PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Por: cerlenesousa • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 6.529 Palavras (27 Páginas) • 372 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
CERLENNE SÁVILA DE SOUSA SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
[pic 3]
Limoeiro do Norte
2015.1
CERLENNE SÁVILA DE SOUSA SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, nas disciplinas Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Seminário VII.
Professores: Marco Ikuro Hisatomi
Luíz Antônio Gabriel
Alfredo Ribeiro de Almeida
Sebastião Oliveira
Gisleine Fregoneze
[pic 4]
Limoeiro do Norte
2015.1
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 4
2 desenvolvimento 5
2.1 RISCOS _ 5
2.2 ESCOPO 6
2.3 FORNECEDORES 7
2.4 PARTES INTERESSADAS 8
3. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 8
3.1 projeto de rede de operação produtiva _ 9
3.2 planejamento e controle da capacidade de produção 11
3.3 melhoramento da produção por meio do ciclo pdca e 5s...... ..................12
3.3.1 Ciclo PDCA...............................................................................................12
3.3.2 Programa 5S.............................................................................................12
3.4 aplicabilidade da logística e suas ferramentas 18
4. empreendedorismo e plano de negócios 20
4.1 empreendedor _ 20
4.2 administrador 21
4.3 intraempreendedor 22
4.4 oportunidade de negócio 23
5. CONCLUSÃO 25
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................26
1. INTRODUÇÃO
Nesse trabalho acadêmico semestral, iremos abordar etapas que são de mera importância para a elaboração de projetos, logística, administração da produção e ainda citarei a diferença e características entre um administrador, empreendedor e intraempreendedor.
Como é comum que toda empresa possua um vinculo com a administração da produção e logística, abordaremos as principais ferramentas utilizadas para obter um gerenciamento coerente em qualquer tipo de empresa.
Avaliaremos as técnicas do conhecimento para a criação de um projeto mostrando os riscos as ser corrigidos, como verificar o andamento do projeto, analisar o tempo e o prazo de entrega, qualidade e entre outros.
2. GESTÃO DE PROJETOS
Um projeto é desenvolvido pelo profissional denominado gestor de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto, mas a sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis que são custo, qualidade, prazo e âmbito irá analisar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.
Um gestor de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente. Em campo, um gestor de projeto bem sucedido deve poder imaginar o projeto inteiro do começo ao fim e desta forma assegurar que esta visão seja realizada.
“Segundo PMI (Project Management Institute - 2004), define que gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplica conhecimento, capacidade, instrumento e técnica às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente”.
Na ultima década duas formas de gerenciamento de projetos se destacaram e até hoje são amplamente utilizadas nas organizações, sendo que a primeira se baseia no manifesto ágil, que busca valorizar a interação e a colaboração entre indivíduos; já a segunda forma é baseada no Guia PMBOK, que fornece um conjunto de praticas e processos de gerenciamento de projetos nas mais diversas áreas de conhecimento, desde o gerenciamento de escopo até o gerenciamento das aquisições dos mesmos. Alguns empreendimentos necessitam ser executados e entregues sob determinadas variáveis (tempo, custo e escopo) ou restrições (escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e riscos).
...