A Revolução Tecnológica
Por: Matheusaraujo_0 • 5/5/2017 • Resenha • 282 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
A Revolução Tecnológica
Nos tempos atuais, onde os modos de produção arcaicos e braçais caíram-se em desuso, podemos perceber o tamanho da ascensão tecnológica na atividade industrial, isto é, nos maquinários produtivos e da industria, principalmente nos grandes centros industriais e nas grandes lavouras que sustentam regiões inteiras com matérias primas para a fabricação de diversos produtos, importando e exportando com a finalidade de suprir o mercado contemporâneo. Ao voltarmos na História, principalmente entre os XVIII e XIX, com a chamada revolução industrial encontramos as raízes do que hoje coincidentemente denominamos “Revolução Tecnológica”.
Observando as varias transformações nas relações trabalhistas e industriais ao longo do tempo, vemos importantes evoluções neste cenário, pois destacando-se as várias etapas que fizeram parte deste processo, tais como: artesanal, manufatura e maquinofatura; podemos construir uma ponte no qual liga-se o passado e as inúmeras conquistas tecnológicas do presente. O homem moderno visa somente lucros e com isso os grandes donos de indústrias que mecanizam toda a sua produção causam inúmeras consequências aos seus funcionários chegando a deixa-los desempregados, como os trabalhadores de usinas de açúcar e álcool que hoje vivem um dilema cotidiano, pois partem para longas e exaltantes carga horarias com a insegurança do que pode acontecer com a sua única fonte de renda, pois para eles, o fantasma da mecanização do campo se torna cada vez mas presente. Por outro lado, os avanços tecnológicos trazem grandes melhorias em relação ao tempo e a área de produção, pois tais avanços repercutem economicamente e financeiramente no mercado global.
Portanto, decorrente desses avanços tecnológicos o aumento produtivo é resultado da mecanização dos meios de produção que por outro lado, assume caráter negativo principalmente no aumento do desemprego em todo o mundo.
...