TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NAS EMPRESAS E AS CONSEQUENCIAS NA PRODUTIVIDADE

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.833 Palavras (20 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 20

Tema

A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NAS EMPRESAS E AS CONSEQUENCIAS NA PRODUTIVIDADE

  1. INTRODUÇÃO

A saúde e a segurança dos trabalhadores nas empresas é um fator relevante, pois além de constituir uma obrigação social e legal, enfatiza também a melhoria da qualidade de vida no trabalho, a saúde mental, garante o bem-estar físico e social e protege a capacidade e integridade de trabalho do trabalhador que incide diretamente na produtividade de uma empresa.

         Apesar dos esforços no Brasil ainda há uma insuficiência em relação à saúde e segurança no trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT, quatro pessoas morrem no mundo, a cada minuto por acidentes no meio profissional, sendo que pelo menos três dessas mortes poderiam ser evitadas se medidas de prevenção fossem adotadas.

Diante desses aspectos, a segurança do trabalho deve buscar conjuntos de medidas protetivas apropriadas para cada segmento, para que assim minimize ou até zere o número de acidentes e doenças ocupacionais nas empresas.

Com base nestas reflexões pode-se levantar a questão da relação saúde do trabalhador versus produtividade e rentabilidade das empresas. Os resultados positivos na produtividade e redução de gastos podem estar diretamente ligados a investimentos na prevenção.  Este procedimento contribui para a redução de custos decorrentes de indenizações e afastamentos por causa de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho. Além disso, promove no indivíduo sua evolução pessoal e profissional, incidindo na satisfação e por conseqüência no seu desempenho na empresa.

  1. OBJETIVOS

2.1        OBJETIVO GERAL

        

        Sensibilizar as empresas sobre a relevância social e financeira da implementação dos meios da Saúde e Segurança do Trabalho.

2.2        OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • A empresa deve investir em treinamentos aos seus funcionários; disponibilizar equipamentos de proteção individual e coletiva específicos para cada função;
  • Orientá-los quanto ao uso de equipamentos de proteção individual e coletivos; deve comunicar aos empregados de forma clara aos funcionários aos riscos que estão expostos;
  • Comunicar aos empregados de forma clara e aos funcionários sobre os  riscos que estão expostos;
  • Identificar os indicadores de saúde quanto à insalubridade, periculosidade, ergonomia, riscos biológicos e stress.
  1. PROBLEMA

Como se desenvolvem os programas de promoção da saúde e da segurança do trabalhador nas empresas?

  1. HIPÓTESES

Há um tempo, questões como direitos humanos, responsabilidade social, saúde, segurança e meio ambiente, eram fatores irrelevantes para o sucesso das empresas. Mas no contexto atual esses aspectos estão começando a se tornar estratégias, pois com a industrialização acelerada, as grandes organizações estão passando por importantes transformações para que obtenham uma condição de sobrevivência.

        Mas mesmo com todas as mudanças no cenário organizacional, ainda tem muito que mudar. Apesar dos esforços, os resultados obtidos no Brasil ainda estão aquém das expectativas, embora existam investimentos sociais voltados para o bem estar do trabalhador, ainda há uma longinquidade entre o discurso e a prática.

        Os empresários visando o lucro como um fator preponderante para todos os setores privados, acabam não enxergando que os investimentos como segurança, saúde, treinamentos e bem estar dos trabalhadores, se tornam um investimento e garantia de proteção às próprias empresas

.

  1. JUSTIFICATIVA

        Escolheu-se o tema para contribuir sobre alguns conhecimentos adquiridos durante o curso exercido de Técnico em Segurança do Trabalho, e também por ser um assunto de grande de importância para os trabalhadores, pois é através das prevenções de riscos que podem ser evitadas o aparecimento de acidentes e a doenças ocupacionais.

        A implantação de Segurança do trabalho proporciona nas empresas um ambiente mais harmonioso, seguro, agradável e possibilita realização de trabalho mais organizado. Com isso os funcionários irão produzir em maior quantidade e qualidade, proporcionando assim nas empresas um retorno financeiro lucrativo.

  1. METODOLOGIA

        Para a construção deste projeto utilizarár-se de uma vasta busca bibliográfica. A pesquisa tem como objetivo observar fatores relevantes da Saúde e Segurança dos trabalhadores nas empresas.

        Portanto a metodologia será a bibliográfica fundamentada em livros de Segurança do Trabalho, bem como também a artigos, sites e revistas.

  1. CRONOGRAMA

PROJETO DE PESQUISA

Fev. 2015

Mar

2015

Abr.

2015

Mai. 2015

Jun.

2015

Jul.

2015

Ago. 2015

Set. 2015

Out.2015

Nov.2015

Escolha do Tema e Levantamento da Bibliografia

Elaboração dos Objetivos, Problema, Hipóteses, Justificativa e Metodologia

Construção do cronograma e sumário provisório do Tcc/ Artigo

Elaboração do Referencial Teórico e Bibliografias

Versão Final e Correção da formatação

Entrega do Projeto final

Produção do Capítulo 1 do TCC/artigo

Produção do Capítulo 2

Pesquisa de Campo

Produção do Capítulo 3

Conclusão

Revisão Final

Entrega da 1ª versão

Correção

Versão Final

Defesa da monografia

  1. REFERENCIAL TEORICO
  1. INTRODUÇÃO

2        SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

        Este capítulo demonstra princípios básicos da Segurança do Trabalho, indicando a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e como se encontram os trabalhadores nas empresas, buscando sempre o bem estar do trabalhador e que conseqüentemente contribuirá para a diminuição de acidentes acarretando aumento do rendimento financeiro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (185.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com