A SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
Por: vicenti • 13/9/2018 • Dissertação • 866 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA [pic 1]
DISCIPLINA: GEP357- SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL |
PROFESSOR: ADRIANO LOPES DA GAMA CERQUEIRA |
NOME ALUNO (A): BRUNA COSTA NORTE REIS MATRICULA: 16.2.6453 |
NOME DO PÓLO: UAB – CARLOS CHAGAS/MG |
Nº. DA ATIVIDADE:AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL |
DATA: 26/01/2018 |
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA
1) Explique como Durkheim caracteriza o fato social.
Émile Durkheim, nasceu na França em 1958, e morreu em 1017, Francês e sociólogo. Autor da obra As regras do Método Sociológico em 1985 ele procurava criar normas para o método sociológico, ele acreditava que havia definido o domínio da sociologia. Para Durkheim a sociologia deveria estudar apenas os fatos sociais, e tais fatos estavam ligados diretamente à maneira de pensar e de agir dos indivíduos.
De acordo com a visão de Durkheim ao descrever sobre fatos sociais ele descreve que os fatos sociais devem atender a três características, sendo elas: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade. A primeira ocorre quando os fatos sociais são em grupos e não individuais. Já na segunda é denominada como a característica que tem uma dominação com os fatos sociais exteriores ao individuo e que já estão organizados desde quando nascem. Por fim a terceira se relaciona ao poder ou á força que as regras da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos indivíduos. Como Durkheim explica os fatos sociais são independentes e existem independentemente da vontade do individuo.
2) Na sua avaliação, como Weber identifica o fenômeno da burocracia na sociedade contemporânea?
De acordo Weber o fenômeno da burocracia vem desde os primórdios e é algo necessário em nossos dias e que a mesma é fundamental para a vida moderna.
O modelo de Max Weber está inserido tanto nos modelos de estado atuais quanto nos antigos, mas foi no Estado moderno que a burocracia atingiu o seu ápice. Apesar de parecer ineficaz e uma grande causadora de transtornos para as pessoas que necessitam de serviços em instituições privadas ou públicas, a burocracia é fundamental em qualquer organização.
O que gera transtornos não é inteiramente a burocracia e sim o excesso da mesma. Os trâmites ajudam a combater fraudes e corrupções que hoje em dia é considerado como uma praga que convive em meio à sociedade.
3) De que modo Dahl caracteriza a participação política nas sociedades contemporâneas?
Para Dahl, além dos cidadãos escolherem seus representantes, eles possuíam outras funções importantes no processo político, que era o de se organizar em grupos de interesses. Esses grupos tinham a função de processar os inputs que são as demandas advindas da sociedade, ou seja, eles tinham o objetivo de agregar e articular os diferentes interesses dos atores sociais envolvidos na produção de políticas públicas.
O principal objetivo de Robert Dahl no seu livro e tentar entender as circunstâncias que aumentam significativamente as possiblidades de contestação pública e de poliarquia. No texto o autor também deferência democracia de poliarquia, para que não haja confusões entre as duas. O termo democracia é um sistema politico caracterizado como a qualidade de ser inteiramente ou quase inteiramente ajustável a todos os cidadãos. Já o termo de poliarquia se trata dos regimes relativamente democratizados, dotados de caráter inclusivo e aberto á contestação pública, em outras palavras o termo poliarquia se refere a regimes democráticos efetivamente existentes com todos os seus problemas. Para Dahl existem duas dimensões para o entendimento da democratização, sendo eles: contestação pública e exclusividade.
...