A SUSTENTABILIDADE
Por: Maiara Sobrinho • 8/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.516 Palavras (7 Páginas) • 272 Visualizações
Faculdade Sumaré
Antônio Matheus Rodrigues RA:1315637
Bruna Monteiro RA: 1315497
Emerson Sell RA: 1315046
Fábio Lúcio RA: 1315518
Hagnis Viana RA: 1316473
Maiara Sobrinho RA: 1314828
Wagner Santos RA: 1314540
Projeto profissional interdisciplinar II- sustentabilidade
Trabalho apresentado ao curso de administração junto a Faculdade Sumaré, orientado pela professora Ana Claudia Bueno De Araujo, como critério para nota do PPI.
São Paulo
2013
Sumário
Introdução
Objetivo
Recipilha
Pilhas e baterias
Composição das pilhas
Resolução nº 257, de 30 de junho de 1999
Logística e coleta
Descrever o serviço e onde ele acontecerá
Conclusão
Referencias bibliográficas.
Introdução
Viemos tratar um assunto de extrema importância, porém que não tem tido tanta atenção nestes últimos anos. O descarte incorreto de pilhas e baterias, que podem gerar uma série de problemas não só para o meio ambiente, como para a nossa saúde, deve chamar a nossa atenção. Estamos trazendo em nosso trabalho a importância do descarte correto de pilhas e baterias, que por sua vez são essenciais para o funcionamento de diversos produtos eletrônicos e que estão em constante processo de renovação.
Objetivo
Conscientizar as pessoas da importância do descarte de pilhas e baterias de forma adequada, sem gerar danos à saúde e ao meio ambiente.
Recipilha
Escolhemos este título por ser fácil de entender qual o seu significado: RECICLAGEM DE PILHAS. Viemos para informar as pessoas quais os principais pontos que fazem a coleta regulamentada, e incentivá-las a fazerem o descarte de pilhas e baterias de maneira correta, por meio de exemplos que serão dados a fim de proporcionar a todos qualidade de vida, e consequentemente ajudar ao meio ambiente.
Pilhas e baterias
Nos dias atuais são indispensáveis para o funcionamento da maioria dos equipamentos portáteis e para a nossa mobilidade, pois o que seria de nós sem nossos celulares, controles remotos, tablets, câmeras fotográficas e a maioria de nossos equipamentos portáteis, ou seja, equipamentos que não precisam estar constantemente ligados às tomadas, todos esses utilizam pilhas ou baterias, disso a maioria de nós já sabemos o que não sabemos é o que fazer com essas pilhas e baterias quando essas não tem mais utilidade.
Onde descartar? No lixo comum? Não esse não é o caminho certo! As pilhas e baterias precisam de um destino certo, pois elas por mais inofensivas que pareçam possui elementos químicos nocivos à saúde do ser humano.
Pilhas e baterias eliminadas de forma incorreta podem eliminar substancias tóxicas que contaminam o solo, os cursos d’agua e os lençóis freáticos atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e através da cadeia alimentar, essas substancias tóxicas acabam voltando de forma acumulada aos nossos lares através de alimentos contaminados, por isso nós devemos nos conscientizar e procurar informações para darmos o devido destino para este tipo de lixo.
Composição das pilhas
Como dito anteriormente as pilhas e baterias são compostas por um conjunto de elementos químicos: o cádmio, o chumbo, o mercúrio, o oxido de manganês, o grafite e o cloreto de amônia. Esses metais pesados contidos nas pilhas e baterias quando entram em contato com a pele ou o organismo dificilmente são eliminados, podendo causar danos à saúde humana. Tais como:
[pic 1]
Alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarreias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, como distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer.
Resolução nº 257, de 30 de junho de 1999
Art. 1°, 3º e 4º
As pilhas e baterias que sejam compostas de chumbo, cádmio e mercúrio e seus compostos, devem ser entregues aos estabelecimentos que os comercialize ou as assistências autorizadas pelas indústrias, para que as repassem aos responsáveis, para que estes adotem procedimentos de reciclagem ou destinação ambiental adequada. Essas empresas ficam obrigadas a aceitar as unidades utilizadas pelos usuários, armazenando-as de forma segura, obedecendo às normas ambientais até sua destinação final, seja ela descarte ou reciclagem.
Conforme a resolução nº 257, de junho de 1999
[pic 2][pic 3]
O art. 13º da resolução 257/99 diz que as pilhas que atenderem esses limites podem ser dispostas com lixos domiciliares.
Art.7º e Art. 12 As empresas que fabricam os produtos abrangidos nesta resolução devem conduzir estudos para substituir as substancias tóxicas ou reduzir aos valores mais baixos viáveis tecnologicamente. E estas mesmas empresas estão obrigadas a, num prazo de vinte e quatro meses implantarem sistemas de reutilização e reciclagem que obedeça a legislação em vigor.
Art. 13º Parágrafo único: Os fabricantes e importadores deverão identificar mediante aposição nas embalagens e quando possível no produto um símbolo que permita ao usuário distingui-los das para dar correta destinação.
[pic 4]
[pic 5]
Empresas responsáveis pela coleta e reciclagem das pilhas e baterias.
A empresa SUZAQUIM é uma indústria recicladora com o reprocessamento de pilhas e baterias localizada em Suzano – SP. Após a desmontagem, separação e classificação, encaminhamos os respectivos componentes ao processo químico para obtenção de sais e óxidos metálicos utilizados em industrias mecânicas, refratárias, de vidro e de química em geral, que também são exportados.
...