A SUSTENTABILIDADE
Por: Suyanneeee • 6/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.605 Palavras (7 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Gestão e Desenvolvimento Sustentável
Curso: Administração PB
Professor: Jardel Mendes Vieira
Nome do estudante: Suyanne Soares
Data: 06/05/18
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. A sustentabilidade tem como seu requisito indispensável, um crescimento econômico que envolva equitativa redistribuição dos resultados do processo produtivo e a erradicação da pobreza, de forma a reduzir as disparidades nos padrões de vida e melhor atendimento da maioria da população. Nesse contexto, que tipo de ações são necessárias, tanto pela iniciativa Pública quanto pela Privada, para que se possa reduzir os riscos causados pelo crescimento econômico e populacional, promovendo assim o desenvolvimento sustentável. (2,0 pontos)
RESPOSTA:
A população deverá estar pronta para certas mudanças sociais e ambientais, todos deverão compreender melhor o mundo em que vivem. Com isso deve-se buscar a reeducação da população sobre os problemas ambientais. Deverá ser alinhado a minimização dos riscos causados ao meio ambiente e a maximização da produção, juntamente. Deverá ter um incentivo a preservação dos recursos aturais e o meio ambiente como um todo. Deverá minimizar as agressões ao meio que vivemos e terá que ter um respeito a toda a legislação que o estado impõe.
Há muitos caminhos para o desenvolvimento, entre eles: Participação da população; Pensar nas futuras gerações; Respeito com as culturas e a população; Programas de educação com o meio ambiente; Devemos todos pensar não somente no presente, mas também no futuro, nas novas gerações que ainda estão por vir. Pensando no futuro poderíamos criar programas que incentivam o cuidado com o meio ambiente que vivemos, já que devemos cuidar para as futuras gerações. Nós cuidado faremos elas também pensar como nós no futuro, acaba virando uma corrente.
A responsabilidade de mostrar para a população da importância dos cuidados com o meio ambiente é do governo, sendo assim eles fiscalizam os atos de degradação ao meio ambiente, apresentam programas de conscientização do meio político e social... As empresas deveriam agir em uma gestão onde exista relação ética e transparência com as metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável, diminuindo desigualdades sociais e a degradação ambiental.
2. O recurso natural é a fonte de onde provém a energia, além da matéria-prima que será transformada em bens pelos processos industriais. Os recursos naturais podem ser divididos em: Renováveis, subdivididos em “recursos sem capacidade de armazenamento e recursos com capacidade de armazenamento”, e, Não renováveis, subdivididos em “recursos de reservas recicláveis e recursos de reservas exauríveis”. Partindo desse conceito, cite 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Renováveis e 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Não Renováveis, identificando sua forma de utilização, seja na geração de riqueza ou bem-estar. (2,0 pontos)
RESPOSTA:
Recursos Naturais Renováveis: são aqueles que são inesgotáveis (luz solar e ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação seja pelos seres humanos ou pela natureza. As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar, que é fonte primaria de quase toda energia disponível na Terra. Por isso, são praticamente inesgotáveis.
Exemplos: energia solar, energia eólica e biomassa.
Energia solar: proveniente do sol é captada por painéis solares, constituídos por células fotovoltaicas e em seguida transformada em energia elétrica ou mecânica. Outra forma de captação é em painéis para aprimoramento térmico, como com para aquecimento de agua.
Energia eólica: é a energia cinética das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfície do planeta. Além da radiação solar, também têm participação na sua formação os fenômenos geofísicos como: rotação da terra, marés atmosféricas e outros. Atualmente os aero geradores modernos tem se firmado como uma fonte alternativa na composição da matriz energética de diversos países.
Biomassa: é a matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada para a produção de energia. A utilização da biomassa como combustível pode ser feita a partir da forma primaria ou de seus derivados: matéria bruta, resíduos florestais, excrementos animais, álcool, carvão vegetal...
Recursos naturais não renováveis: aqueles que não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta, levando milhares de anos. As fontes não renováveis de energia são aquelas que se utilizam de recursos naturais esgotáveis, ou seja, que terão um fim, seja em um futuro próximo, seja em um período de médio ou longo prazo.
Exemplos: Petróleo, gás natural e carvão.
Petróleo: é um combustível fóssil, ou seja, é formado pelo processo de decomposição da matéria orgânica, ocorrido durante centenas de milhões de anos em algumas zonas do subsolo da Terra.
Gás natura: energia de origem fóssil, resultante da decomposição da matéria orgânica no interior da Terra, encontra-se acumulada nas camadas mais profundas do subsolo, espalhada em rochas porosas. É superado apenas pelo petróleo e pelo carvão.
Carvão: é uma das fontes de energia mais abundante, mas também uma das mais poluentes. O carvão vegetal é obtido pela carbonização da madeira e é utilizado na indústria em fornos, em restaurantes e residências para assar alimentos de um modo geral.
3. A preocupação com a preservação do meio ambiente está presente em muitos relatos conhecidos na história da humanidade, mas o Problema Ambiental como área de estudo é bastante recente. Em parte, porque os problemas ambientais são muito abrangentes e geralmente são reflexos das ações realizadas pelo homem sobre o meio ambiente, as quais geram impactos negativos. Assim, enumere 4 (Quatro) agravantes, no que se refere aos problemas ambientais, seja de ordem rural ou urbana. (2,0 pontos)
...