A SUSTENTABILIDADE
Por: brunascarvalho • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 158 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.
SUSTENTABILIDADE
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 03
- DESENVOLVIMENTO 04
2.1 Propostas De Ações De Sustentabilidade Econômica....................................04
2.2 Propostas De Ações De Sustentabilidade Ambiental......................................05
2.3 Propostas De Ações De Sustentabilidade Social............................................06
3 CONCLUSÃO 08
REFERÊNCIAS 09
1. INTRODUÇÃO
A L&Construção é uma empresa nacional que tem atuação voltada para a área de construção civil. A empresa tem seu foco na redução de custos, inovação e ética. E investe em projetos sociais, ações ambientais e de incentivo ao esporte, proporcionando novas perspectivas de futuro para todos.
Atualmente a construção civil, alavanca um percentual considerável de nossa economia, portanto, é imprescindível para o desenvolvimento da economia do país.
Ciente desta importância deve-se voltar as nossas preocupações para o meio ambiente. Atualmente a L&Construção extrai 75% de matéria prima do meio ambiente, que é utilizada em suas obras.
A questão ambiental na atividade da construção civil ganhou relevância nos últimos anos. O impacto ambiental decorrente do intenso consumo de recursos naturais, da geração e deposição desordenada dos resíduos, do desperdício de água e energia e da especificação inadequada de materiais e técnicas construtivas tem causado efeitos danosos ao meio ambiente. Este contexto impõe que governos e seus agentes adotem posturas responsáveis e educativas, induzindo a sociedade e a cadeia produtiva a refletir sobre o tema e redirecionar seus procedimentos.
O desenvolvimento sustentável pressupõe necessariamente a existência dos seguintes princípios: equilíbrio ecológico; benefício social; e viabilidade econômica. O desafio se situa no engajamento de todos os participantes do processo, como construtoras, gerenciadoras, escritórios de projeto, fabricantes, fornecedores, equipes técnicas, gestores públicos e comunidades. A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
2. DESENVOLVIMENTO
Este trabalho apresentará a partir do processo evolutivo as práticas de sustentabilidade econômica, ambiental e social. Buscando alternativas sustentáveis próprias a cada caso em determinado momento, quando de sua concepção e explicitar as vantagens oriundas naquele conceito.
2.1 Propostas De Ações De Sustentabilidade Econômica
1º Proposta: Planejamento
- Objetivando a redução e evitar o desperdício que começam antes mesmo de entrar no canteiro de obras, devemos efetuar um planejamento criterioso do material antes de efetuarmos a compra.
- Na construção civil pode-se, por exemplo, reduzir a quebra de tijolos solicitando ao fornecedor de blocos cerâmicos o envio de blocos previamente cortados (meio bloco). O método construtivo adequado também contribui na busca da redução do desperdício. Redução de desperdício implica na redução no consumo de energia (que foi gasta na produção de insumos e materiais), contribuindo para uma construção civil mais sustentável.
- Utilização de tecnologias limpas, visando minimizar os gastos de energia e materiais.
2º Proposta: Reciclagem
- Na grande maioria dos casos, a reciclagem de entulho possibilita o barateamento das atividades de construção. A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento.
- Antes de um produto ser jogado fora, ele ainda tem muitos usos sem ter que passar por um processo de restauração ou reciclagem. Muitas vezes é preciso ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. O aspecto mais importante da reciclagem na construção civil é o reuso das sobras de material antes de qualquer processo, pois qualquer tipo se reciclagem se revelam custosos e consumidores de energia. Além disso, o resíduo mais comum na construção são restos de alvenaria e revestimento, trata-se de entulho. O entulho é geralmente constituído por: areia, cimento, concreto, aço, blocos e tijolos.
- Uso racional dos materiais, visando conseqüentemente o desperdício.
2.2 Propostas De Ações De Sustentabilidade Ambiental
1º Proposta: Fiscalização
- Agentes executores adotem posturas responsáveis e educativas, induzindo a sociedade e a cadeia produtiva a refletir sobre o tema e redirecionar seus procedimentos.
- Utilização de materiais com certificação, principalmente para os produtos químicos, visando evitar o derramamento ou vazamento de resíduos.
- Definir plano de gerenciamento de resíduos e observar leis e normas de classificação de acordo com a fase que a obra se encontra e definir alternativas de destinação de resíduos com base nas melhores alternativas econômicas e ambientais.
2º Proposta: Formas alternativas
- Objetivando redução de custo e aproveitamento de recursos naturais disponíveis na natureza, utilizam-se as energias limpas, como por exemplo: eólica e a solar, como também, o reaproveitamento das águas de chuva e a utilização de lâmpadas fluorescentes.
2.3 Propostas De Ações De Sustentabilidade Social
1º Proposta: Criação de usinas de reciclagem
- O entulho gerado pela construção civil, uma montanha diária de resíduos formada por argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas. Tornou-se um sério problema nas grandes cidades brasileiras. A criação de usinas de reciclagem para transformação do entulho gerado em benefício dos projetos sociais de habitação popular. O emprego do material reciclado em programas de habitação popular, por exemplo, traz bons resultados. Os custos de produção da infra-estrutura das unidades podem ser reduzidos.
2º Proposta: Implantação de projetos educativos
- Implantação de programas voltados para a inclusão social, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais e pessoas que se encontram desempregadas.
- Qualificação profissional de jovens através, principalmente, de cursos gratuitos direcionados a área da construção civil.
- Adoção de sistemas educacionais que levem informações sobre a importância da preservação ambiental para a sociedade, relacionando-a com a melhoria da qualidade de vida em seu espaço geográfico;
2.3 Propostas De Ações De Sustentabilidade Social
A sociedade brasileira está, aos poucos, conscientizando-se da importância de se preocupar com o meio ambiente. Precisaram ocorrer várias catástrofes, na natureza, para que os governantes, as empresas e o povo, de modo geral, passem a ter uma maior preocupação em preservar a natureza.
...