A Sustentabilidade
Por: iWaltzer • 5/6/2017 • Projeto de pesquisa • 548 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Sustentabilidade
Um dos aspectos que acredito serem de grande importância dentro desta realidade de sustentabilidade do planeta é a qualidade de vida. Qualidade de vida se vista na visão macro, está vinculada a desenvolvimento econômico, este por sua vez tem várias métricas sendo o PIB o mais conhecido e contestado! Eu nunca tinha parado para pensar por este lado, estudamos e vi que a conta está realmente errada. Comecei a olhar tudo com outros olhos! Algo que me chamou muito a atenção é o fator tempo, que a meu ver é um produto não renovável e não contabilizado. Todo mundo pensa nos bens com valor comercial, mas e o tempo ? Quanto vale o tempo ocioso em uma fila? Quanto vale o tempo com a família? O tempo gasto por uma dona de casa com suas tarefas?O tempo não conta no PIB e talvez esteja aí o nosso grande erro. Aí está a questão que leva a pensar em um problema ainda maior que é usar apenas elementos econômicos como medidores de desenvolvimento e esquecendo da vida, do planeta, do acesso a saúde, do acesso a segurança, a educação de qualidade do que realmente importa!
Outro aspecto que chama a atenção é a desigualdade social e a má administração de renda e de recursos. Vive se falando em sustentabilidade, em medidas sustentáveis, em viver de forma sustentável, mas o homem é egoísta de natureza e pouco se importa como o outro vive! A concentração de riquezas na mão de poucos é uma reação em cadeia, é como a minha avó já dizia “dinheiro chama dinheiro!”. As famílias ricas tendem a acumular mais riquezas familiares e as famílias pobres a manter-se na mesma situação de pobreza. Acredito que esta má distribuição de renda afete diretamente a sustentabilidade do planeta, na medida que as famílias com menos recursos financeiros tem menos informação, tem menor acesso as inovações e assim consomem menos produtos sustentáveis até mesmo pelo custo e mais produtos acessíveis. Um Exemplo é o consumo de lâmpadas, já pararam pra ver a lâmpada usada nas comunidades pobres? É em sua maioria a lâmpada incandescente (aquela amarela e que aquece) que custa R$3,00 já a opção sustentável seria a fluorescente ou LED (branca e fria) que custa em torno de R$ 15,00!Aí te pergunto, qual tu acha que o pobre vai consumir? Infelizmente não a dificuldade financeira induz ao consumo não sustentável.
Um aspecto muito importante na sustentabilidade são as políticas publicas. Elas constituem-se como mediações possíveis para a afirmação e a garantia da sociedade sustentável. A intenção de usar as políticas públicas como um acesso universal a sustentabilidade se for respeitado os direitos humanos e ambientais é uma ótima alternativa. A idéia de sociedade sustentável global é baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. São medidas que focam no respeito a natureza, que pensam na continuidade do planeta e que são justas contemplando todas as classes sociais. Na verdade se formos analisar o conceito de políticas publicas, nada mais é do que medidas de respeito com a vida, com os seres vivos e com o planeta em geral...me passa uma idéia de igualdade, de esperança pois apoiada na lei talvez a ideia triunfe.
...