A Sustentabilidade no Mercado
Por: polygaia • 9/2/2018 • Resenha • 496 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Estudo de Caso Chá Unilever
Nome do aluno (a):
Polyana Gaia Conceição Souza.
Trabalho da disciplina, Logística Ambiental Reversa.
Tutor: Prof. SUZANE
Local
QUEIMADOS - RJ
Ano
2018
Estudo de Caso: Chá Unilever (A): Revitalizando a Cadeia de Suprimento da Lipton.
TÍTULO: A SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Subtítulo: COMO TUDO ACONTECEU.
As autoras vêm apresentando o texto em tópicos, abordando a história da UNILEVER, dando destaque na marca de Chá Lipton, seu histórico, a revitalização com enfoque na impressão da marca, mostrando a potencialização da credibilidade, uma visão do futuro e finalizando com a cadeia de suprimento.
Histórico
Ao narrar a história da Unilever, vem apontando seu grandioso portfólio, incluindo suas marcas principais em todo mundo. Sejam elas nos mais diversificados setores, alimentícios ou cuidado com o corpo.
Logo em seguida discorre sobre a marca Lipton onde aponta que no mercado era a líder global tanto em folha, quanto chá pronto para beber, com uma bela participação no mercado global três vezes maior que sua rival mais próxima. Sendo ela uma das 12 maiores marcas da Unilever, faturando € 3 bilhões no ano de 2007, tendo como seus principais mercados os países da Europa Ocidental, América do Norte, o Oriente Médio e partes da Ásia.
Mesmo assim, em seguida o texto aborda com destaque os excessos de ofertas e em consequência uma redução nos valores, levando a redução na margem de lucros. Veremos em seguida como esse cenário foi modificado.
Revitalizando a Lipton.
A impressão da Marca Lipton.
Foi em 2005 que as consequências sofridas pela Lipton no mercado foram diagnosticadas. Vendo que a mesma não era percebida como uma marca brilhante, vibrante no mercado, Leijnse, Ben & Jerry’s, se voluntariaram juntamente com sua equipe para realizar um exercício de impressão de marca.
Exercício esse que era uma ferramenta de planejamento proprietário desenvolvida pela própria Unilever.
E no ano de 2006 um grupo de avaliadores constituído de desenvolvedores de marca e uma equipe dos mais variados setores de diversas funções foram criados. Fazendo com que a Lipton fosse uma das duas primeiras marcas da UNILEVER a realizar o exercício de Impressão de Marca.
A realização do exercício deixa evidente que a grande preocupação crescente nos consumidores em mercados importantes era a sustentabilidade e que ao investir nessa realidade a marca ganharia destaque.
Potencializando
...