A administração
Seminário: A administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lijair • 1/10/2013 • Seminário • 401 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
A administração é uma habilidade humana que usamos nas mais diversas áreas de nossas vidas.
Pelo que venho estudando e notado é que ao decorrer dos tempos os problemas que surgiam nas empresas faziam com que administradores estudassem melhor opção para soluciona-los e evitar danos posteriormente.
Desde sua criação no século 5.000 A.C os habitantes de uma cidade chamada Suméria, procuravam as melhores maneiras para solucionar problemas do cotidiano, e isso vem se renovando cada vez mais, e pelo visto nem eles sabiam que o que estavam fazendo, era Administrar.
Notei que no decorrer dos tempos vários empresários, administradores e estudiosos vinham procurando métodos de como Administrar e Administrar bem. Isso abrange de um geral em todas as áreas de uma organização, no nosso cotidiano e na nossa vida.
Mas foi em 1903 que Frederick Taylor preocupado com a produtividade das fábricas desenvolveu um estudo para maior produtividade nas empresas baseando-se na observação dos funcionários na linha de montagem e que operários aprendiam uns com os outros através da observação que se dá o nome de ORT (Organização Racional do Trabalho) que é utilizada até hoje nas empresas. Seus fundamentos são de:
1) Análise dos “tempos e movimentos”;
2) Estudo da fadiga humana;
3) Divisão do trabalho e especialização, reduzindo o trabalho a uma única tarefa, ou a tarefas simples;
4) Desenho de cargos e tarefas;
5) Incentivos salariais e prêmios por produção;
6) “Homo Economicus” (o operário movido por recompensas financeiras);
7) Condições ambientais de trabalho;
8) Padronização de métodos, máquinas e equipamentos;
9) Supervisão funcional (administração funcional): A divisão do trabalho aplicada às chefias.
Já Henri Fayol que foi um engenheiro de minas e administrador que teve sua gestão na mesma época que Frederick Taylor e criou seu estudo, sendo assim copilou e usou um pouco dos conhecimentos de Taylor e deu algumas transformações nos processos administrativos e novas funções e seus fundamentos são baseados da seguinte forma:
1) Funções técnicas, relacionadas ao produto/serviço;
2) Funções comerciais, relacionadas com a compra/venda;
3)Funções financeiras, relacionadas com a gerência de capitais;
4) Funções de segurança, relacionadas com a proteção de bens/pessoas;
5) Funções contábeis, relacionadas com registros/custos/estatísticas;
7) Funções administrativas, funções estas responsáveis pela coordenação das outras funções. Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, são esses os elementos que constituem o processo administrativo para Fayol.
Hoje em dia vivenciamos cada vez mais essas práticas nas organizações, ou seja a teoria de Taylor e Fayol ajudou e vem ajudando cada vez mais para termos maiores produtividades, menos desperdícios e maiores
...