A administração
Resenha: A administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alineee • 1/5/2013 • Resenha • 372 Palavras (2 Páginas) • 587 Visualizações
A administração é uma atividade encontrada em empreendimentos, de qualquer espécie, de todos os povos, de todos os tempos. Na verdade os grandes lideres que a História registra. Foram administradores – administrando países, coordenado explorações, dirigindo guerras, gerindo os esforços dos outros homens. Desde 1900 a administração tem evoluído à categoria de atividade central da nossa era, e é a economia uma força poderosa e inovadora de que as sociedades dependem para o seu desenvolvimento.
A administração é, ao mesmo tempo, fator determinante do processo econômico e modeladora da sociedade e do modo como são conduzidas as pessoas e as instituições.
A organização Burocrática tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades das organizações com maior eficiência possível .
Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.
A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. Essa tendência tem suas origens em fatores endógenos (internos, sejam eles estruturais ou comportamentais, e relacionados com a própria organização em si) e exógenos (externos e relacionados com as demandas e influências do ambiente). O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização de suas potencialidades. Assim, o desenvolvimento de uma organização lhe permite:
Pode-se concluir que as organizações modernas que querem manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.
Hoje em dia, as pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa.
O administrador deve agir de acordo com as particulariedades das pessoas, motivando-as através de treinamento e liderando de maneira descentralizada, dando autonomia e aplicando responsabilidades, com objetivo de alcançar resultados para ambos lados.
...