A administração
Tese: A administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisbelinha13 • 10/9/2013 • Tese • 712 Palavras (3 Páginas) • 433 Visualizações
ETAPA 1
A organização é a mola propulsora onde o ser humano juntou forças, pessoas, idéias e experiências e começou a trabalhar em conjunto, a criação da organização nos impulsionou a sociedade contemporânea, mas dentro das organizações há a necessidade de haver a administração, é através da administração que as coisas fluem e acontecem na organização.
Nos meados do século XIX, as organizações eram pequenas e pouquíssimas, eram artesões independentes, advogados que trabalhavam por conta própria, o empório da esquina, a sociedade era completamente diferente da atualidade.
Antes do século XX o ser humano não tinha muita noção do que era a administração, mas a partir deste século, com a invenção da máquina à vapor por James Watt (1737-1819), a Revolução Industrial produziu uma nova concepção de trabalho que mudou completamente a estrutura social e comercial da época, o mundo experimenta de uma enorme disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico. A administração mostra o caminho de como utilizar e transformar em resultados as invenções tecnológicas, artefatos e ferramentas.
A administração na verdade e uma habilidade humana, porém é uma habilidade adquirida após séculos de evolução, a administração também é responsável pela melhora da qualidade de vida das pessoas.
Assim no inicio do século passado surge a Teoria Geral da Administração (TGA).A TGA passou por varias fases, onde aspectos da administração são enfatizados, entre eles estão:
Ênfase nas tarefas : Pragmatismo, racionalização do trabalho, organização racional do trabalho, divisão do trabalho e especialização do operário, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais, padronização, abordagem prescritiva e normativa.
Ênfase na Estrutura Organizacional: A eficiência da empresa vai além da eficiência de seus trabalhadores. Planejar e organizar são a síntese de administrar a estrutura de órgãos e cargos que constituem a empresa, deixa-se a individualidade de cada operário e passa-se acreditar na totalidade da empresa como estrutura organizacional.
Teoria Clássica de Fayol, teoria da burocracia de Weber e teoria estruturalista, são três abordagens relacionadas com a estrutura organizacional.
Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, são ações pertinentes a teoria clássica.O pioneiro da teoria clássica Henry Fayol, é considerado juntamente com Taylor um dos fundadores da moderna administração.Taylor que com seus estudos ainda em 1903, defendia claramente a padronização dos tempos e movimentos e mais a frente em 1916, Henry Fayol surge com novos estudos abordando outras variáveis de uma organização.
Etapa 2
A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.
Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização
...