A história de Luiza Helena Trajano
Por: brenoooooo • 29/8/2021 • Seminário • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 160 Visualizações
A história de Luiza Helena Trajano (Eduardo)
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues nasceu em Franca, em São Paulo, onde também passou a sua infância. Ela nasceu em 9 de outubro de 1948 e desde pequena Luiza já demonstrava interesse pelo trabalho no varejo.
Isso ficou claro aos 12 anos de idade da menina. Naquela idade, Trajano teve a iniciativa de ajudar na loja de seus tios para conseguir presentear os entes queridos no natal.
Esse aspecto já demonstrava a determinação presente na garota. O que fez com que seus tios, Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, também a notassem.
Eles eram donos de uma loja de presentes que recebeu o nome de Magazine Luiza após a escolha do público. Apesar de o nome da loja ser atribuído a Helena, na realidade, o domínio faz referência à sua tia.
Entretanto, esta nobre coincidência não tardou a aproximar Luiza Helena da empresa, pois após sua formação, ela subiu na empresa. Luiza se formou em direito e administração de empresas na Faculdade de Direito de Franca, em 1972.
Portanto, se inicialmente ela atuou como balconista, após a graduação ela conseguiu cargos administrativos em diversos setores da loja. Entre eles, as funções de vendedora, superintendente e gerente. Esses cargos garantiram a ela expertise não apenas sobre as rotinas de trabalho, mas também conhecimento sobre a empresa.
Por isso, depois de contribuir por anos com a empresa, em 1991, sua tia a convocou para liderar a loja. E, ao assumir essa responsabilidade, Luiza Helena expressou também um pouco mais de si na Magazine Luiza. Portanto, ali começava a verdadeira Magalu com as características da Luiza Helena.
História da atuação de Luiza Trajano na linha de frente da Magazine Luiza (Eduardo)
Luiza trouxe mais inovação, investiu na comunicação do negócio e abriu lojas virtuais em 1992. Nestas lojas online, o cliente podia comprar produtos que não estavam presentes na loja, aumentando a possibilidade de venda.
Assim, a Magazine, que foi uma das primeiras redes a implementar sistemas de computação nas lojas, continuava a se reinventar.
Além disso, Luiza Helena Trajano deixou a sua marca registrada a partir da boa relação com seus funcionários e clientes. Essa característica decerto foi um diferencial para o crescimento da empresa a partir da confiança dos envolvidos.
Afinal, em um mundo que tende a ser automatizado, o atendimento humanizado é raro. Por isso, programas de bonificação e incentivos a reuniões de equipes tornaram-se comuns sob a sua liderança.
Liquidação Fantástica (João Marcos)
Ademais, a empresa lançou o que foi chamado de Liquidação Fantástica. Esse processo incentivava a compra no mês de janeiro por meio de descontos oferecidos pela rede. Na época de Liquidação Fantástica, as lojas abriam e recebiam clientes desde às 5h da manhã.
E, além disso, em 2000 a Magazine lançou seu site de comércio eletrônico, o que facilitou ainda mais as vendas. Todas essas medidas fizeram com que a rede ganhasse sucesso e logo se expandisse para estados como Paraná e Mato Grosso do Sul.
Em 2005, Trajano lançou o Luizaseg, um serviço de seguros da empresa. Com isso, a Magazine Luiza tornou-se a primeira empresa de varejo a ter um sistema de seguros.
Após tantos êxitos, foi em 2008 quando o verdadeiro sucesso de Luiza Trajano aconteceu. Afinal, foi nesse ano que a Magazine Luiza inaugurou 46 lojas em um mesmo dia no estado de São Paulo. Depois disso, não demorou até que a rede chegasse até a região nordeste. Neste mesmo ano, Luiza assumiu a presidência da empresa.
Desse modo, ela foi a responsável por fazer a oferta pública inicial da empresa, em 2011, e também por adquirir diversas empresas. Entre elas, o Baú da Felicidade, a Netshoes e a Estante Virtual.
História de Luiza Trajano com sua família (João Marcos)
Filha de Jacira Trajano Inácio e Clarismundo Inácio, Luiza teve três filhos com seu marido, o empresário Erasmo Fernandes Rodrigues. Ela conheceu Erasmo na universidade e deste casamento resultaram Ana Luiza, Frederico e Luciana.
Após anos juntos, o esposo de Luiza faleceu após um infarto. Este foi um momento muito complicado para Luiza que precisou conciliar o trabalho com esta grande perda pessoal.
Apesar disso, Luiza viu seus filhos crescerem e se engajarem muito bem profissionalmente. Inclusive, seu primogênito Frederico, atualmente é o CEO da Magazine Luiza, onde conduz um trabalho também repleto de personalidade.
Além dos filhos, Luiza também tem 4 netos. Desse modo, ela aproveita os momentos de lazer com a família, festas e passeios de jet ski quando pode.
Qual o legado de Luiza Trajano? (Karoline)
Após as conquistas, Luiza tornou-se detentora de uma grande fortuna bilionária, sendo considerada a primeira brasileira a realizar tal feito.
Luiza é responsável pelo estreitamento dos laços com os clientes, pela transparência na empresa, mas também pela inclusão digital. Por essas razões que ascenderam as redes Magazine Luiza em inovação, ela é uma das grandes inspirações do empreendimento atual.
...