TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  23/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  2.052 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Relatório com descrição das ações empresariais que podem contribuir para a diminuição dos abusos exercidos contra o indivíduo e a coletividade.

Novembro / 2018

[pic 4]


Tópicos desenvolvidos

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  • Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

Este relatório tem por objetivo apresentar ações e estratégias que poderão ajudar a VBN para assegurar sua integridade, mostrar diversas formas de resolver obstáculos existentes nas organizações.

Entender como a cultura organizacional pode afetar diretamente o comportamento e direitos de cada colaborador individualmente e no coletivo, afinal, é através dela que se constrói a identidade organizacional e características únicas de cada organização.

 Apresentaremos no detalhe as causas e efeitos que a prática da responsabilidade social e governança corporativa têm sobre a organização.

Para melhor entendimento de ambas, de acordo com Gonzalez (2002), o conceito de responsabilidade social e corporativa estão totalmente ligados na governancia corporativa, pois, uma depende da outra, a empresa para ser socialmente responsavel é obrigada a praticar a governança. Neste caso a empresa deve valorizar os anseios dos investidores, colaboradores, fornecedores, consumidores, das instâncias governamentais e entidades do terceiro setor.

Para que exista a responsabilidade social, a empresa não pode estar voltada somente para os lucros e sim para o comprometimento ético, moral e social com todos os integrantes da organização.


Desenvolvimento

Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;

Integridade é um valor pessoal que reflete diretamente nosso comportamento, seja ele pessoal ou profissional, um valor buscado por todos, no qual estamos em constante treinamento e aperfeicoamento, a integridade moral constitui pela dignidade do individuo e quando pensamos em um todo, ou seja, uma organização, cada componente da mesma contruibui para assegurar a integridade empresarial.

Para a VBN garantir sua integridade com todos aqueles que têm algum tipo de relação com ela, desenvolveremos um projeto onde apresentaremos estrategias adequadas para as atividades exercidas na VBN , mostrando a todos os beneficios que alcançaremos com a integração e comprometimento de todos.

Para isso, analisamos os cinco pilares do Programa de Integridade segundo a Controladoria Geral da União – CGU.

[pic 5]

  1. Comprometimento e apoio da alta direção.

O primeiro passo consiste em aderir o comprometimento da alta direção da VBN, pois o programa de integridade é a base para a criação da cultura organizacional. Os membros da alta direção devem apresentar boa conduta, sendo os primeiros a exercer o Programa de Integridade, pois se a alta direção não estiver engajada, logo passará descomprometimento para os demais colaboradores e terceiros, fazendo com que todo o projeto não tenha resultado.

  1. Instância responsável pelo Programa de Integridade

Para a VBN colocar o programa em pratica, os membros da alta direção precisam definir uma instancia que será responsável por desenvolver, aplicar e monitorar o programa de integridade. Deve-se escolher uma determinada área para ficar responsável pela execução das atividades, divulgação, treinamentos e vários outros procedimentos, para garantir que as ações sejam realizadas conforme planejado. Vale ressaltar que, para que todo esse projeto aconteça, será importante a alocação de recursos tanto financeiro, quanto de materiais e colaboradores capacitados.

  1. Análise de perfil e riscos

É de extrema importância, fazer uma avaliação de riscos da VBN, levando em conta suas características de mercado como: local onde atua, cultura local, histórico de corrupção, para se precaver de possíveis fraudes e corrupções. Para isso, iremos desenvolver políticas, regras e procedimentos para a prevenção desses atos indesejáveis, aumentando o controle sobre as situações de riscos existentes e diminuindo cada vez mais as chances de possíveis ocorrências de atos lesivos.

  1. Estruturação das regras e instrumentos

Estabelecer um código de ética e de conduta, onde representará o comportamento esperado de todos os funcionários e diretores da VBN. O código de ética e de conduta deve ser claro e objetivo para que seja acessível e seguido por todos, pois é a principal ferramenta de comunicação que a empresa tem com seus funcionários e com toda a sociedade, afinal, é através dela que se expõe os valores e comportamentos esperados ou não esperados de uma empresa.

  1. Estratégias de monitoramento contínuo

Para uma melhoria contínua em todo o processo, a VBN deve elaborar um plano de monitoramento para acompanhar o programa de integridade, ou seja, acompanhar de perto, os pontos positivos e negativos para correções e aperfeiçoamentos. Para isso, deve-se realizar um monitoramento contínuo, coletando informações dos colaboradores através de entrevistas e questionários, pesquisas de satisfações com os clientes, entre outros, prevenindo que a empresa esteja exposta a novos riscos que tendem a surgir.

Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;

Para que essa nova cultura da VBN seja aceita e posta em prática, devemos levar em consideração, o quão difícil a aceitação das mudanças.

Para toda mudança, existe a resistência, um dos maiores desafios encontrados nas empresas com relação a implementação de um novo programa, é a aceitação dele.

Para BORGES e MARQUES (2011), quando uma mudança é inserida no ambiente de trabalho, na maioria das vezes gera um grande desconforto, uma percepção de ameaça ao status quo do indivíduo, que se encontra fundamentalmente organizado e seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (379.1 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com