AA3 Sociologia Organizacional
Por: Nelia França • 22/2/2017 • Resenha • 850 Palavras (4 Páginas) • 155 Visualizações
Questão 1: Citado por Golias, os elementos intrínsecos à organização que interferem na formação de um contexto social são, conforme abaixo:
Objetivo – é o que uma organização ou indivíduo busca conseguir quando lhe falta, mantém quando possui, se afasta quando lhe é aversivo, e que define o que ela pretende realizar.
Valores – é o modo de ser ou de agir reconhecido como ideal pela coletividade ou por uma pessoa. Podem chamar a adesão, por comportamentos e virtudes ou serem de expressão simbólica, como os bens concretos.
Tecnologia – São os meios usados pela organização ou pessoas para alcance dos objetivos pretendidos. É designada por resultados obtidos, processos utilizados ou insumos necessários que ao produzir os efeitos esperados causam alteração nos modos e formas impulsionado novas buscas para suprir as necessidade
Estruturas de relações – é o conjunto de formas e modos que envolvem a relação social. É a referência de comportamento. Segundo a definição clássica, mesmo que uma parte da relação social se altere, as estruturas permanecerão estáveis, ou melhor, não se alterarão no mesmo nível. A estrutura será modificada de acordo com a quantidade de alterações que ocorrerem nos seus elementos como por exemplo, no objetivo, tecnologias, disponibilidade de recursos ...etc.
Questão 2: Já os aspectos extrínsecos ao contesto social são, conforme Golias:
Tempo – utilizado na análise de um contexto social , definindo a época em que se deseja conhecer de uma organização, podendo ainda retroagir ao passado ou projetar o futuro.
Espaço- é a localização geográfica de uma organização e que tem interferência sobre o seu traço social.
Disponibilidade de recursos – é um aspecto fundamental de análise de uma organização, pois dispor ou não de recursos de qualquer natureza facilita a convivência e a sobrevivência e alcance de objetivos.
Massa crítica – é a capacidade de voltar-se para a organização e repensar o que está sendo feito no intuito de melhorar e avançar no alcance da eficiência e eficácia.
Questão 3: Uma determinada organização do ramos de prestação de serviços de manutenção de equipamento médicos, que denominaremos de “Z”, mantinha contrato de exclusividade com a organização “X”, que importava e comercializava os equipamentos diretamente da fábrica de uma conceituada marca. “Z” Iniciou suas atividades com certa timidez, onde os dois proprietários eram os sócios e técnicos. Com o passar dos tempos, há medida que a empresa “X” aumentava suas vendas, consequentemente aumentava o número de clientes da empresa “Z” que passou a atender no país inteiro e não apenas na sua região. Nesse momento já contava com instalações maiores num grande centro empresarial, com alguns funcionários técnicos e administrativos, uma oficina respeitável e as viagens e participação em seminários eram constantes.
O parque instalado desses equipamentos ficou tão grande que houve a necessidade da divisão da área de responsabilidade, onde outras duas empresas de manutenção passaram a atuar. Mesmo assim, era bastante lucrativa a atividade exercida pela empresa “Z”.
Ocorreu que em meio a essa evolução, que prosperava todas as organizações envolvidas, houve o falecimento do proprietário e administrador da empresa “X”. Sem quem desse continuidade substituindo-o, as vendas despencaram e a Marca internacional retirou a representação e parou de comercializar no país. Os familiares sucessores daquela empresa “X”, decidiram então por fechá-la.
...