ADM FINANCEIRA
Por: mila_suzart • 16/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.935 Palavras (8 Páginas) • 340 Visualizações
O objetivo principal da Administração Financeira é o de maximizar a riqueza dos sócios/acionistas., As atividades Administrador Financeiro podem ser sintetizadas em três atividades básicas:
a) realização de análise e planejamento financeiro;
b) tomada de decisões de investimentos; e
c) tomada de decisões de financiamento.
As decisões de financiamento
Quando já definidos em quais serão os ativos a ser investidos os recursos financeiros, a próxima decisão é o financiamento. Há algumas fontes de financiamento disponíveis aos gestores para analisar qual a melhor para as atividades da organização é a segunda grande decisão dos administradores financeiros. Geralmente, essas decisões têm como meta principal reduzir o custo de capital da organização, assim desta forma, para a maximização do seu valor.
As decisões de curto prazo
As decisões de curto prazo como próprio nome já diz é curta, de no máximo alguns meses. Nessas decisões são executados os ciclos é desenvolvidos rapidamente e dentro desta classificação podem ser citadas, por exemplo, as aplicações em fundos de curto prazo, operações de desconto, investimento em duplicatas a receber e compras de matérias-primas. Essas decisões impactam nos ativos e passivos de curto prazo e são efetuadas normalmente por níveis hierárquicos mais baixos na organização.
As decisões de longo prazo
As decisões de longo prazo, por sua vez, são relacionadas a operações cujas ocorrerão em horizontes temporais distantes. Aquisição de bens de capital, financiamentos de longo prazo, abertura de capital e construção de um prédio são exemplos de decisões com longo prazo.
Estas duas classificações têm relação com a classificação contábil. Contabilmente, lançamentos com realização dentro do próximo exercício fiscal são considerados de curto prazo.
As decisões financeiras podem ser classificadas de acordo com seus níveis dentro da organização. Elas podem ser operacionais, táticas ou estratégicas.
Decisão operacional
Uma decisão operacional é tipicamente de curto prazo, com impacto pontual e envolve baixos volumes de recursos. São decisões que podem ser tomadas por escalões mais baixos na hierarquia organizacional. Como exemplos têm-se operações de tesouraria, pagamentos de despesas operacionais e gerenciamento de contas a receber.
Decisões táticas
Decisões táticas são aquelas que têm um impacto um pouco maior na organização. São relacionadas a políticas financeiras que orientam as ações dos gerentes financeiros e permitem, por exemplo, uma padronização entre as ações tomadas em diferentes unidades de negócio.
Decisões estratégicas
As decisões financeiras estratégicas refletem o planejamento estratégico organizacional. Elas devem manter coerência com os objetivos estratégicos traçados pela organização e, por isto, têm impactos profundos nela, até mesmo em função do volume significativo de recursos envolvidos. Os níveis hierárquicos mais altos tomam tais decisões, que por sua amplitude afetam posteriormente as decisões táticas e operacionais.
Áreas de Decisões Financeiras
Administração da estrutura financeira da empresa (Decisão de Financiamento): Envolve- se diretamente com o Balanço Patrimonial da empresa e as fontes de recursos. Dois destaques que sustentam esta atividade do administrador financeiro:
1) A decisão de qual é mais apropriada entre o financiamento a curto e a longo prazo a ser estabelecida, o que é importante, logo afeta tanto a lucratividade da empresa como sua liquidez global;
2) O juízo de quais as fontes individuais de financiamento, a curto ou a longo prazos, são as melhores, em determinado momento. Algumas decisões dessa natureza exigem uma análise profunda das alternativas disponíveis, de seus custos e de suas implicações em longo prazo. O Custo Médio Ponderado de Capital é uma medida eficaz para este tipo de decisão.
As decisões de investimento envolvem importantes aspectos de natureza não financeira, as decisões de financiamento têm como responsabilidade do administrador financeiro. As decisões de financiamento montam uma estrutura financeira adequada às operações normais e aos novos projetos da empresa. As questões envolvidas nas decisões de financiamento referem-se à composição das fontes de recursos, que necessita uma boa análise das alternativas existentes e de suas implicações futuras. São questões do tipo:
• Qual deveria ser a proporção entre recursos permanentes e temporários?
• Quanto de recursos próprios e quanto de financiamentos em longo prazo?
• O reinvestimento de lucros seria suficiente para atender às necessidades de recursos próprios?
• O mercado reagiria bem ao lançamento de novas ações?
• Qual seria o impacto dos custos financeiros provocados pelos financiamentos em longo prazo e pelos empréstimos em curto prazo?
• Em vez de comprar ativos fixos, não deveríamos arrendá-los?
A Cada decisão financeira deve- se ter como meta o aumento do valor da ação. Existem, duas variáveis que conduzem as decisões: o retorno e o risco. São dois fatores diretamente proporcionais: quanto maior o retorno esperado, maior o risco. Podemos citar os investimentos em Caderneta de Poupança e em Ações. Enquanto o primeiro tem menor retorno e menor risco, o segundo deve apresentar maior retorno em função do risco maior.
Fontes de financiamento no Curto Prazo
- Crédito de fornecedores
- Papel comercial
- Factoring
- Contas correntes caucionadas
- Descoberto bancário
- Letras
- Livranças
- Financiamento bancário a curto prazo
O Hot Money é também uma fonte de financiamento a curtíssimo prazo que poderá ser utilizado pelas empresas. A principal finalidade dos empréstimos Hot Money é disponibilizar fundos há muito curto prazo, até um mês, a taxas diretamente ligadas à evolução das taxas interbancárias de curto prazo.
...