ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES
Por: Alex Souza • 24/11/2015 • Resenha • 5.926 Palavras (24 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Alex Pereira Alves de Souza RA: B94EJA-9
Luana da Silva Rodrigues RA: B891IE-0
Juliana Schiavon da Silva RA: B926GG-0
Juliana Thome Vasconcelos RA: T23621-5
Natalia Sabrina Ribeiro Santos RA: B9370G-5
administração de operações
São Paulo
2015
Alex Pereira Alves de Souza RA: B94EJA-9
Luana da Silva Rodrigues RA: B891IE-0
Juliana Schiavon da Silva RA: B926GG-0
Juliana Thome Vasconcelos RA: T23621-5
Natalia Sabrina Ribeiro Santos RA: B9370G-5
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES
Trabalho interdisciplinar do curso de Bacharelado em Administração de Empresas, apresentado à Universidade Paulista - UNIP, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de:
Gestão das operações produtivas
Prof. Luiz Vagner Ferreira
São Paulo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Sistemas de Operações..........
2.2 Visão Sistêmica do Sistema de Operações
2.2.1 Insumos ou entradas
2.2.2 Processos de transformação
2.2.3 Saídas
2.2.4 Estratégias
2.3 Processo de Produção
2.3.1 Controle da produção
2.3.2 Administração de estoque
2.3.3 Logística e distribuição
2.4 Gestão da Qualidade Total 1
2.4.1 Certificação da qualidade 1
2.5 Gestão da Cadeia de Valor 2
2.5.1 Sistema just in time 3
2.5.2 Customização e produção flexíveis 3
2.6 Questionário 4
2.7 Estudo de Caso - Embraer 9
2.7.1 Questionário 20
REFERÊNCIAS _ 24
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar uma resenha sobre a administração de operações nas empresas contemporâneas. Uma breve análise pelos principais setores do ramo de produção, tais como, suas principais características e funções.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Sistemas de Operações
O sistema de operações produtivas é fundamental para as vantagens cooperativas, nela contém a responsabilidade de transformação dos produtos ou concretizar os serviços. Sua contribuição para os objetivos estratégicos e para consolidação de vantagens são de extrema importância.
Os gerentes são responsáveis pela série de decisões no processo de administração das operações sejam eles por cadeias ou sistemas. A apresentação e definições da administração de operações destaca sua importância apontando diferenças nos serviços e no manufaturamento, analisando as propriedades competitivas e sua perspectiva sistêmica, o processo de planejamento foca na qualidade e as tendências como o Just in Time.
Operacional é o núcleo de qualquer organização, vital para materializar serviços ou produtos para sua exímia performance é necessário alinhamento de funções e aspectos de liderança.
Pode ser definida como a área que produz insumos / recursos em bens e serviços, é definida como o coração de qualquer organização.
Transformação descreve toda a finalidade da administração de operações, seu papel é que os processos se realizem de forma eficiente, produtiva e eficaz. Apesar de ter a nomenclatura de operações a sua administração se dá por vários papéis diferentes tais como gerente de produções (uma fábrica), gerente administrativo (hospital), gerente de loja (rede de supermercados) e afins, porém todos têm a missão de elaborar estratégias de operações. Apesar de todo engate gerencial outro grande peso para sua execução é o ajustamento dos funcionários, equipes e organizacional.
Sua importância se dá para vários motivos:
- toda organização produz transformação algo seja produto ou serviço;
- em caráter transversal atinge todos os departamentos de modo que sua eficácia e eficiência são fundamentais para uma organização saudável;
- em papel competitivo é uma administração estratégica, eficiente, agrega valores e prioridades competitivas a seus clientes.
A melhoria adquirida na produtividade e eficiência traz aumento na competitividade com os concorrentes.
Administração de operações ampliou seu espaço deixando de lado a ideia de apenas gerir produto para gerenciar qualquer natureza que sejam satisfazer as necessidades do cliente. Já que está presente em todo o processo das organizações sejam por produtos ou serviços, a administração de operação se dá pelo processo de transformação as decisões do tipo de organização se dá por dois tipos:
- organizações de manufatura que produzem bens físicos;
- organizações de serviços que produzem bens não tangíveis.
Além dessas diferenças a manufatura se torna mais clara a administração de operações por ter produtos tangíveis a serem administrados, já os serviços de demanda a participação do consumidor sendo de difícil visualização, há ainda a combinação dos dois serviços e da mesma forma ambos enfrentam problemas operacionais.
2.2 Visão Sistêmica do Sistema de Operações
2.2.1 Insumos ou entradas
Recursos transformados são compostos de matérias, informações e consumidores, como por exemplo, uma clínica médica.
Recursos de transformações agem sobre os recursos transformados,
...