ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO
Tese: ADMINISTRAÇÃO E OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gordoxms • 9/9/2014 • Tese • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 280 Visualizações
ATPS ETAPA 1 (ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES)
JUST IN TIME é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa. O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
ENGENHARIA SIMULTÂNEA é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes. "
A TECNOLOGIA DE GRUPO (TG) é uma filosofia de manufatura na quais peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.).
CONSORCIO MODULAR Funciona assim: oito parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças. São eles a Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabina), a Carese (pintura) e
a Continental (pneus). O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da Volkswagen. Por sua vez, o Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados.
A CÉLULA DE PRODUÇÃO é uma ferramenta gerencial originária do sistema Japonês Just in time, usada atualmente por empresas de todos os ramos de atividade, no mundo inteiro.
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
COMAKERSHIP é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
Um SISTEMA FLEXÍVEL DE MANUFATURA é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação.
MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR é o eficiente uso da tecnologia de informação em manufatura para aumentar a produtividade e eficiência de modernas empresas de manufatura.
O BENCHMARKING é um método utilizado pelas empresas para melhorar a sua gestão,
mediante a realização contínua e sistemática de levantamentos, comparações e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestadas por outras empresas, normalmente reconhecidas como representantes das melhores práticas.
PRODUÇÃO CUSTOMIZADA vem do inglês "Custtomers" significa freguês. Então produção customizada é qualquer produto que é personalizado para o freguês, pode ser qualquer coisa: um carro, roupa, educação, perfume, curso, etc.
Nome: Coca-Cola
Localização: Rio de Janeiro
Tipo de segmento: Bebidas não alcoólicas
Porte: empresa de grande porte
Produtos comercializados: Variações da Coca-cola, como a Coca Zero e a Coca Light Plus; Fanta; Kuat; Sprite; Crystal; Bebidas da Del Valle; Aquarius Fresh; Bebidas Leão; Burn; Gladiator; Schwepps; I9; Powerade.
Público-alvo: todos os tipos publico.
Nome: Cleber Yégas Molina
Cargo: gerente de produção.
Coca-cola
Entendendo produção como sendo o fornecimento de um produto ou de um serviço da organização, a coca-cola encontra-se como um sistema de transformação de recursos para o fornecimento de um produto muito requisitado nas mesas de hoje, o refrigerante de qualidade.
Sobre o processo
Um produto antes de chegar às mãos do consumidor passa por varias fases e vários processos. Vai desde:
• A pesquisa de mercado;
• A escolha de um local de atuação;
• A elaboração do produto;
• A aprovação final;
• O lançamento;
• O acompanhamento do produto ate o mercado.
Coca-cola, ocasionalmente
referida como simplesmente Coca (ou com seu apelido em inglês, coke) é um refrigerante de noz-de-cola vendido em 136 países. Produzida pela The Coca-cola Company, é a marca mais conhecida e vendida do mundo.
Atualmente são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-cola por segundo nos EUA.
Locais de distribuição e comercialização no Brasil
O sistema Coca cola Brasil são composto pela Coca-cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de fabricantes autorizados, alem da Leão Junior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e os distribuem aos pontos de venda. Os fabricantes têm um contrato através do qual se comprometem a produzir engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é a marca registrada da Empresa. As fabricas que fazem parte do sistema Coca-cola Brasil encontra-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do país, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda, para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não alcoólicas que engloba águas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatados, energéticos e isotomicos.
Quantidades
Considera-se o processo de formação como sendo em massa, onde o fornecimento é de vários produtos padronizados, fazendo com que não
...